Curso de alimentação saudável para moradores do Boqueirão

Até lá, por meio de conteúdos distribuídos em cinco módulos de 3h cada, os alunos aprendem conceitos gerais sobre nutrição, preparo de alimentos integrais, além de conservação e aproveitamento de alimentos, além da palestra sobre orçamento familiar. Quem tiver 100% de freqüência receberá certificado de participação e apostila com informações teóricas e receitas.

Na aula desta quarta-feira (7), as donas-de-casa, portadores de diabetes e pessoas acima do peso participantes do grupo executaram torta de legumes, pão integral e leite de soja. “Está sendo muito bom, muito proveitoso”, define a dona-de-casa Izabel de Lourdes Siqueira Bertolini. “Já aprendemos sobre o uso dos vegetais em receitas doces e até higiene no preparo de alimentos. Estou até pensando em elaborar alimentos práticos e nutritivos para os filhos levarem para o trabalho e também para o netinho de 8 meses de vida”, conta.

Segundo a nutricionista da unidade de saúde, Christiane Opuszka Machado, os planos de Izabel traduzem fielmente o objetivo dos cursos da Secretaria do Abastecimento. “A ideia é que os participantes não só mudem seus hábitos mas também se tornem multiplicadores dos conhecimentos obtidos e consigam sensibilizar e beneficiar outras pessoas”, resume.

A reeducação alimentar está entre os principais instrumentos usados pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Secretaria Municipal do Abastecimento para promover a saúde integral da população usuária da rede pública de saúde. Os nutricionistas estão entre os profissionais da área que compõem os 29 Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps), encarregados de dar suporte ao trabalho clínico das unidades de saúde. Com a assessoria dessas equipes, os usuários são motivados a reorganizar sua dieta e praticar atividades físicas regulares. Fazendo isso, conseguem diminuir as taxas de colesterol e diabetes, perder peso e em conseqüência, ficar menos dependentes do uso de medicamentos. Além disso, a Secretaria do Abastecimento também conta com o apoio de 10 nutricionistas que trabalham a Educação Alimentar e Nutricional, por meio de cursos de Educação Alimentar e Nutricional, palestras, peças de teatro e orientações sobre alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *