Curitiba terá Feira do Emprego para pessoas com deficiência

A 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência está marcada para 3 de setembro de 2009, no Salão de Atos do Parque Barigui. Em paralelo será realizado o 2º Fórum de Curitiba sobre Escolaridade e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. A abertura será no dia 2, às 19 horas. O fórum é uma parceria entre as secretarias municipais do Trabalho e Emprego e da Educação e Fundação de Ação Social (FAS).

De acordo com os critérios previstos na Lei 8.213, de 1991, que criou a obrigatoriedade de reserva de postos de trabalho em empresas privadas para pessoas com deficiência, em Curitiba existem 745 empresas com 100 ou mais empregados e que por isso são obrigadas a preencher seu quadro de pessoal com pessoas com deficiência em porcentagens que variam de 2% a 5%. Um levantamento do Observatório do Trabalho, com base na aplicação da Lei 8.213, estimou que estas empresas representam 18.300 vagas potenciais para pessoas com deficiência. “Nosso objetivo com a feira é promover uma ação que consiga ocupar ou direcionar a pessoa com deficiência e ocupar o maior número possível dessas vagas”, afirma Bernardi.

Uma das entidades que participará da 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência será a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), organização sem fins lucrativos, que atua na promoção da valorização da diversidade, por meio de ações para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A entidade é especializada em trabalhar empresas que contratam pessoas com deficiência, tem hoje mais de 30 clientes e espera levar à feira entre 100 e 150 vagas para deficientes, além de diversas oportunidades de cursos de capacitação e qualificação. Em maio, durante a 1ª Feira do Emprego e da Capacitação, também promovida pela Prefeitura de Curitiba, a entidade conseguiu preencher 400 vagas de empregos e 100 vagas em cursos de capacitação.

Edital e regulamento

As empresas ou instituições públicas ou privadas interessadas em participar da 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência podem fazer a inscrição no período de 5 a 17 de agosto das 9 h às 12h e das 14 h às 18 h horas, na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, localizada na rua Barão do Rio Branco, 45, 9º andar, no Centro. O regulamento e o edital poderão ser retirados, a partir de 5 de agosto de 2009, na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, ou através do sítio da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br), acessando o menu Secretarias e Órgãos e em seguida Trabalho e Emprego.

Podem participar empresas ou instituições, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, matriz ou filial, sediadas em Curitiba, que tenham como objeto de atuação a intermediação de mão de obra (agências de emprego, prestadoras de serviços e outras) e as entidades que disponham de vagas de emprego para pessoas com deficiência em aberto para terceiros ou em sua própria estrutura funcional.

A feira também está aberta a centrais sindicais, federações de trabalhadores e empregadores, sindicatos, associações profissionais e empresariais, que possuam setores de intermediação de mão de obra e setores de qualificação profissional voltados a pessoas com deficiência. Podem participar ainda organismos governamentais da administração direta e indireta, empresas públicas ou de economia mista, fundações públicas, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público e agências que atuem nas áreas do trabalho, emprego, saúde e segurança no trabalho, que tenham ações voltadas às pessoas com deficiência, bem como todas as entidades ligadas ao sistema S (Sesc, Senai, Sest/Senat, Senar, Sescoop e Sebrae).

Agência de Notícias
Secretaria Municipal da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *