De 22 a 25 de outubro próximo ocorre no Teatro Guaíra a XXIII Convenção Nacional Rosacruz, evento já tradicional na cidade, realizado desde a década de 60, que movimenta o polo turístico da região e promovido pela Ordem Rosacruz, AMORC, Grande Loja para Países de Língua Portuguesa, cuja sede fica em nossa capital. O tema do evento é “Os Desafios do Místico no Século XXI”.
Nestas Convenções reúnem-se rosacruzes e simpatizantes da Ordem de todo o Brasil e de outros países que têm o português como idioma, a exemplo de Portugal e Angola. Na presente Convenção haverá também a presença do presidente mundial da AMORC, o francês Christian Bernard, mais pessoas de renome no cenário nacional, como o dramaturgo da Rede Globo Walcir Carrasco, o qual integra os quadros da AMORC e é responsável por novelas de cunho místico de sucesso, como “Alma Gêmea.”
Palestras, rituais e apresentações artísticas integram a grade de programação. Haverá ainda a inauguração do novo edifício da Universidade Rose-Croix Internacional, que abrigará o Museu Egípcio Rosacruz, a Biblioteca Alexandria, um Memorial e mais um espaço para eventos sociais. Um moderno estúdio de televisão, o Estúdio Edith Piaf de Áudio e Vídeo, também será inaugurado na abertura da Convenção, homenageando um grande nome da música internacional e que também era rosacruz. Finalizando, será entregue ao público a sede nacional da Ordem Guias do Graal, a seção da AMORC para a juventude.
A abertura será no dia 22 de outubro a partir das 20h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com uma solenidade e um show da Eruditu Philharmonic Orchestra, com o espetáculo Movies In Concert, que executará as trilhas sonoras mais conhecidas do cinema, junto com a projeção das imagens dos filmes.
O evento é também aberto a não-rosacruzes, que poderão participar de todas as atividades, excerto as ritualísticas. Convites para abertura podem ser retirados na sede da AMORC, no bairro Bacacheri.
A Ordem Rosacruz, AMORC é uma entidade mística, filosófica e cultural de âmbito mundial, apolítica, não-sectária, que conta com homens e mulheres de todas as crenças, raças, ideologias e posições sociais. Seu propósito é realçar a evolução do ser humano pela prática do autoconhecimento e o despertar dos poderes latentes que jazem em cada pessoa, com um impacto benéfico e evolutivo na sociedade.