Para os dois públicos foram desenvolvidos projetos distintos que estão incluídos nos diversos componentes do plano de governo: atendimento à fila, urbanização e reassentamento, títulos de propriedade, melhorias em unidades habitacionais, meio ambiente/Biocidade e promoção e assistência social.
No projeto de atendimento à fila, que visa a oferecer moradia para candidatos inscritos no cadastro da companhia, foram contratados no ano passado recursos financeiros para produção de 1.816 unidades habitacionais. A contratação foi obtida junto à Caixa Econômica Federal, que tem sido ao longo dos últimos anos, o principal parceiro do programa habitacional do município.
Os recursos para novos empreendimentos são originários do programa Minha Casa, Minha Vida vem dando bons resultados e permitiram a entrega, em 2011, de 1.549 unidades para famílias cadastradas na fila da Cohab.
No projeto de urbanização e reassentamento foram contratadas mais 1.452 unidades, concluídas 613 unidades e encaminhadas para contratação de recursos de mais 1.250 unidades.
O projeto títulos de propriedade, que prevê a concessão de escrituras públicas para as famílias que moram em áreas irregulares teve aprovação de 3.990 lotes regularizados. Foram atendidos com títulos moradores de áreas que já contam com infraestrutura e estão próximas a equipamentos de uso comunitário.