Os empreendimentos a serem financiados pela CAIXA utilizarão recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e são caracterizados pela inovação tecnológica e pelos benefícios à população das cidades-sede, tanto em geração de emprego e renda, quanto em ganhos estruturais de mobilidade e acessibilidade. A verba será repassada por meio do programa Pró-Transporte, conforme decisão aprovada pelo Conselho Gestor do Fundo, em janeiro de 2010.
Alguns destaques entre os projetos são os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; a Linha 17-Ouro de São Paulo, que ligará o aeroporto de Congonhas à rede metroviária; a implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Fortaleza, ligando Parangaba a Mucuripe; e em Brasília o VLT na ligação do Aeroporto ao Terminal Asa Sul. A implantação dos BRT (Bus Rapid Transport) também é destaque, e consiste em um sistema de transporte de ônibus operado em sistema de corredores troncais nas cidades de Belo Horizonte, Recife e Salvador.
Investimentos no Paraná e em Curitiba
As obras a serem realizadas no Paraná superam os R$ 241,5 milhões, sendo R$ 222,2 só no município de Curitiba. Os empréstimos previstos somam R$ 229,5 milhões no estado e R$ 211,1 milhões na capital.
Os projetos englobam melhorias em diversas regiões da cidade e conexões interestaduais. No município os destaques são as intervenções previstas na Avenida Cândido de Abreu, no Terminal do Santa Cândida e na Linha Verde. A Avenida Cândido de Abreu, que abriga os centros administrativos da capital e do estado, receberá obras de pavimentação, implantação da canaleta exclusiva para o transporte coletivo, novas galerias de drenagem, passeios e iluminação. O Terminal do Santa Cândida, principal linha do eixo norte-sul, receberá melhorias diversas visando a implementação do atendimento aos usuários, da segurança, da acessibilidade e do conforto dos usuários.
Será concluída ainda a extensão da Linha Verde Sul, projeto cujo objetivo é a implantação do último trecho da Linha Verde, complementando a ligação entre o Bairro Atuba e o Contorno Sul de Curitiba. Dentre as inovações está o Sistema Integrado de Mobilidade –SIM. O projeto visa a o gerenciamento da circulação de veículos e a redução do tempo de viagem, tanto dos veículos particulares quanto do transporte coletivo. O SIM prevê o controle de tráfego em área, CFTV nas principais vias, ônibus, terminais, estações tubo e corredores de transporte coletivo.
Em âmbito estadual, a ênfase é do corredor intermunicipal aeroporto-rodoferroviária, que terá uma linha coletiva própria além da melhoria das condições de segurança e circulação no local. Haverá a requalificação e a pavimentação de marginais da BR-376 até o trevo do Contorno Leste, além da instalação de três trincheiras. O Sistema Integrado de Monitoramente Metropolitano – SIMM irá proporcionar melhores condições de fluidez, segurança e eficiência do trânsito no sistema viário principal da cidade e RMC. Por meio de centrais de controle o transporte público e o sistema viário serão monitorados por um Circuito Fechado de TV em conjunto com a modernização do Controle de Tráfego por Área – CTA.
Pretende-se ainda a implantação de via metropolitana, com início na ligação da PR-082 com a PR-417 (Rodovia da Uva), em Colombo, seguindo em direção à BR-476 e BR-116, cruzando a Estrada da Graciosa, no Município de Pinhais, e à Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415). Desse ponto seguirá sentido BR-277, conectando-se à Av. Rui Barbosa, no Município de São José dos Pinhais. Nesse trajeto, estima-se a necessidade de oito interseções e algumas obras de arte especiais e de Licenciamento Ambiental.
Mobilidade Urbana
Os recursos do PAC da Mobilidade Urbana, programa lançado pelo Governo Federal em janeiro de 2010, serão investidos em melhorias em cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O programa é composto de 48 projetos que vão melhorar a infraestrutura aeroportuária e de transporte nas 12 cidades que sediarão os jogos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.