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Dados divulgados ano passado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar sofrem de problemas de visão (como miopia, hipermetropia e o astigmatismo). Segundo o CBO, a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 33 mil crianças ficam cegas no Brasil por causa de doenças oculares, que podem ser evitadas ou tratadas precocemente, e pelo menos 100 mil têm alguma deficiência visual.
Segundo a médica oftalmologista Tania Schaefer, estes problemas podem interferir no aprendizado, na autoestima e também na inserção social. Os exames reforçam a saúde destas crianças e contribuem para melhorar o rendimento escolar e nas atividades desenvolvidas no Centro. A médica lembra ainda que o exame oftalmológico deve ser realizado a partir dos 3 anos de idade, quando a criança já consegue se comunicar com o médico. No consultório, é medida a acuidade visual, avaliada a musculatura ocular extrínseca, além do mapeamento de retina e biomicroscopia. Mas novas visitas devem ser feitas anualmente.
Entidade sem fins lucrativos, o Centro Social Esperança atende crianças com idade de até 16 anos. O Centro oferece alimentação saudável, educação, abrigo, roupas e atenção dos profissionais e voluntários que auxiliam nas atividades diárias da entidade. “Trabalhamos de maneira a oferecer esperança e uma olhar para fora desta realidade, que reflete diretamente na formação destas crianças e jovens como cidadãos”, afirma a coordenadora Suzana Branco. O Centro atende cerca de 160 crianças, que encontram no espaço, alimentação saudável, educação, abrigo, roupas e atenção dos que auxiliam nas atividades diárias da entidade.
Toda ação voluntária, como esta realizada gratuitamente pela Clínica Schaefer, é bem vinda no Centro Social Esperança. Pessoas ou profissionais interessadas em conhecer o trabalho podem visitar o espaço, localizado na Rua Emérico Eduardo Singer, 125, Vila Independência II, Pinheirinho ou usar o [email protected] como canal de comunicação, para doações ou campanhas.