Pilates em casa ajuda mulheres a prevenir problemas de saúde

A prática regular de exercícios físicos torna-se fundamental para a manutenção de uma boa saúde em mulheres. De acordo com Vanessa de Andrade, personal trainer e fisioterapeuta, especialista em prevenção e reabilitação de lesões, o Pilates praticado no conforto de casa é uma alternativa eficaz para amenizar dores em mulheres com osteoartrite de joelho, destacando seu impacto positivo na saúde musculoesquelética, além de contribuir para a redução de sintomas de ansiedade, a melhora da postura e flexibilidade, tornando-se uma estratégia preventiva eficiente.

“Com foco em exercícios de baixo impacto e alta eficiência, o método promove o alinhamento da postura, melhora a mobilidade e contribui para a redução das dores e para o bem-estar geral”, explica. “Os exercícios podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de cada pessoa, tornando-se uma prática inclusiva e segura, que pode ser praticada em qualquer idade”, completa a especialista.

A prática do Pilates em casa proporciona às mulheres a facilidade de incorporar exercícios em sua rotina diária, e assim, além de aliviar dores, promove fortalecimento muscular e melhora a qualidade de vida. “Com a orientação certa, mesmo à distância, é possível alcançar resultados surpreendentes”, pontua Vanessa.

Outros benefícios para o corpo feminino são o alívio de sintomas associados à menopausa e à TPM, o fortalecimento do assoalho pélvico, prevenindo a incontinência urinária, e o Pilates é ainda um aliado valioso durante e após a gravidez. Outro ponto positivo é o impacto na saúde mental: os movimentos controlados e a respiração consciente promovem relaxamento, redução do estresse e melhora na autoestima. Portanto, os benefícios vão desde o aumento da resistência física até o alívio de tensões causadas por tarefas do dia a dia.

JOAOMONICOLOR

A prática não exige equipamentos sofisticados, tornando-se acessível para qualquer ambiente doméstico.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *