Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Desejo que 2025 seja fantástico e com muitas viagens! Nos últimos 5 meses, escrevi sobre todos os destinos na América do Sul que temos voo direto saindo de Curitiba.
Nesta edição de janeiro, a Coluna Sua Próxima Viagem completa 4 anos, fico muito feliz em poder compartilhar com vocês minhas viagens a lazer com a família, minhas viagens corporativas, dar dicas sobre destinos do Brasil e do mundo para que sempre sua viagem aconteça da forma que sempre sonhou!
E em comemoração desses quatro anos, vou escrever sobre a maior festa popular do mundo, o Carnaval!
Vocês sabem que as primeiras festas de carnaval datam de 4000 a.C. e eram festas agrárias? Também na Grécia Antiga, foi celebrado o Carnaval em homenagem ao deus Dionísio, os romanos católicos definiram o Carnaval como uma festa que antecede a Quarta-Feira de Cinzas e nesta mesma pegada, os religiosos celebravam o Carnaval antes da Quaresma para agradecer a Deus e se despedir dos prazeres da carne.
No Brasil, o Carnaval começou com o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que era praticada pelos escravos, e de 1855 a 1890, o Carnaval brasileiro evoluiu com a criação de clubes carnavalescos, ranchos, blocos e cordões. Em 1917 foi criado o primeiro samba e em 1932 foi realizado o primeiro torneiro de escolas de samba.
Vocês sabiam que a data do Carnaval é obrigatoriamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa? É por isso que temos datas diferentes.
O Carnaval acontece em todo o Brasil de norte a sul do Oiapoque ao Chuí, mas as mais tradicionais festas são as do Rio de Janeiro e São Paulo com os tradicionais desfiles das escolas de samba, com carros alegóricos gigantes, uma produção de fantasias e máscaras luxuosas e coreografias que encantam o público! Além dos enredos que costumam ressaltar valores da cultura africana e indígena, e podem também fazer críticas políticas, além de homenagear celebridades brasileiras e estrangeiras.
No Nordeste temos dois destinos que se destacam, Salvador e Recife, em Salvador, milhões de pessoas vão as ruas para celebrar o carnaval, principalmente pelo som do axé. Blocos de rua são compostos por trios elétricos, acompanhados por milhares de pessoas, em cada bloco é possível adquirir os abadás, trazendo mais segurança ao folião com diversos benefícios inclusos, ou você pode ir de pipoca mesmo, termo usado para se referir ao público que acompanha o trio sem pagar um camarote ou abadá.
Em Recife, por sua vez, o som que rege o Carnaval é o frevo. A capital pernambucana também é conhecida por realizar o maior bloco de Carnaval do mundo: O Galo da madrugada, que se estende por mais de nove horas de festa. Em 2024, o Galo da Madrugada atraiu mais de dois milhões de pessoas.
E para quem não gosta do carnaval e prefere ficar aqui em Curitiba, temos bastante opção de lazer na cidade! O Tradicional Zombie Walk acontecerá na Praça Ozório dia 02/03 as 09h da manhã e promete aterrorizar o centro da cidade com seus participantes fantasiados e maquiados de monstros e zumbis.
Tradicional festival de rock de Curitiba, esse ano o Psycho Carnival acontecerá de 27 de fevereiro a 04 de março, com mais de 40 bandas de toda parte do Brasil e do mundo.
E você, o que vai fazer neste carnaval? Vai de samba, axé, frevo, rock ou descansar? Seja qual for a sua escolha, busque sempre um agente de viagens, ele trará experiência e segurança para que sua viagem aconteça do jeito que sempre sonhou!
Desejo novamente um 2025 fantástico para todos! Um abraço e até o mês que vem com a Coluna Sua Próxima Viagem!