As adegas têm ganhado cada vez mais espaço nos lares brasileiros, assumindo um papel de destaque na composição e funcionalidade dos ambientes. As arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini explicam que muito além de um lugar para armazenar vinhos, a adega é um espaço que combina design, praticidade e condições ideais de conservação, valorizando tanto as garrafas quanto a experiência de quem as aprecia.
O primeiro passo para quem deseja montar uma adega em casa é se planejar. Cada adega reflete a personalidade do cliente, suas necessidades e o espaço disponível na casa. O importante é que ela seja funcional e harmoniosa, podendo ser uma adega climatizada para poucas garrafas ou uma adega Walk-in grandiosa.
Para aqueles que dispõem de medidas compactas, ainda assim é possível criar soluções eficientes e elegantes. Nichos verticais, prateleiras e móveis planejados que comportem uma adega climatizada são ótimas opções para quem deseja aproveitar cada centímetro disponível. Já em residências maiores, uma adega walk-in ou uma sala climatizada e dedicada apenas para as coleções podem transformar o espaço em um verdadeiro templo para os amantes do vinho.
Outro ponto que chama a atenção quando o assunto é adega é a sua versatilidade. Podendo ser integrada a cozinhas, livings, áreas de lazer e até mesmo corredores, elas ficam ainda mais completas quando posicionadas junto a um móvel que possa servir de apoio para o momento de abrir e tomar um vinho.
É importante também dimensionar o espaço de acordo com o número de vinhos que o morador tem e deseja armazenar; escolher um ambiente protegido da luz solar direta e de variações extremas de calor; e posicionar a adega em locais de fácil acesso, mas fora do alcance de crianças, garantindo funcionalidade e evitando acidentes.
A escolha do modelo ideal de adega deve considerar fatores como o clima local, o tamanho da coleção e a área disponível, sem se esquecer do estilo do espaço. Segundo Claudia, o vinho pode vir a ser um elemento decorativo no ambiente, sendo ainda mais valorizado quando combinado com móveis com acabamento em madeira, pedra ou vidro, que ajudam a destacar as garrafas.
A adega deve ser bonita e funcional, sem deixar espaços vazios ou muito sobrecarregado
Foto: Xavier Neto