O bem receber do quarto de hóspedes

O momento de receber visitas em casa é um dos favoritos de quem tem esse apreço! Com a chegada de amigos e familiares, a energia muda, tudo se torna mais vibrante e a confraternização é garantida. Quando a estadia é mais longeva, a arquitetura de interiores entra em cena para garantir a praticidade e o conforto no quarto de hóspedes.

Para a arquiteta Patricia Penna, a possibilidade de contar com um quarto de hóspedes assegura tanto a privacidade de quem é recebido, quanto dos anfitriões. Junto da arquitetura de interiores, ela menciona ser sempre gentil dispor de itens essenciais para a pernoite ou a estadia prolongada. 

Dentro do projeto residencial, ela afirma que não existe uma regra para determinar que a decoração do quarto de hóspedes deva acompanhar referências presentes nos demais. Com essa liberdade, a arquiteta sugere a aplicação de cores neutras tanto para o mobiliário, cortinas e o enxoval de cama.

Ainda de acordo com a arquiteta, é viável trabalhar com projetos inspirados na localidade da residência. Em casas de praia, montanha ou de campo, a presença de elementos naturais como a madeira, a palhinha e o linho se fundem com cores que remetem à natureza e ao ar livre.

Nesse contexto, em um dos projetos executados por Patricia Penna – uma casa de veraneio que possuía mais de um quarto de hóspede –, o projeto considerou um layout semelhante, como aplicado na arquitetura hoteleira, porém com a distinção de cores diferentes. Ambos receberam guarda-roupas abertos que permitiram um melhor aproveitamento da metragem do ambiente.

Outra possibilidade destacada pela profissional é empregar as bicamas, que também acomodam mais de um hóspede, ou alternativas como sofá-cama ou poltronas que, embora mais limitadas, atendem a mesma finalidade.

Camas lado a lado é um formato excelente para ganhar espaço e acomodar os hóspedes com mais aconchego

Foto: Leandro Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *