Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Na minha última Coluna contem um pouco sobre nossa viagem em família para o Ceará, a Cecília estava nos pedindo faz tempo para irmos ao Beach Park, aproveitamos o feriado do dia do trabalhador e fomos para o Ceará! Uma viagem curta, mas cheia de aventuras, praias e gastronomia!
Nesta edição vou contar tudo sobre o famoso e paradisíaco Arquipélogo de Fernando de Noronha. Pertencente ao Estado de Pernambuco, a cerca de 360 quilómetros de distância da cidade de Natal e a 545Km da cidade de Recife, o arquipélogo vulcânico leva o nome de sua maior Ilha. Um parque marinho e santuário ecológico protegido com uma linhas costeira e vários ecossitemas.
Famoso pela suas praias pouco urbanizadas com uma população de 3.101 habitantes e uma área de 26km 2, o arquipélogo é muito procurado para a prática de esportes aguáticos como o surf e mergulho com e sem cilindro.
A única forma de se chegar em Fernando de Noronha é voando, ou a bordo de uma embarcação que é menos comum. As companhias aéreas brasileiras operam voos diretos para Fernando de Noronha saindo dos aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza em voos sazonais. Saindo de Recife o tempo de voo é de aproximadamente 1 hora e das demais cidades um pouco menos de duas horas de voo.
A dica é marcar assentos na ida na janela do lado esquerdo da aeronave e ao deixar a Ilha na janela do lado direito. Provavelmente terá a oportunidade de observar de cima o Morro Dois Irmãos, mas não é 100% garantido, pois depende muito da direção do vento na hora do pouso e decolagem.
Para entrar no arquipélogo, é obrigatório o pagamento da Taxa de preservação Ambiental (TPA), cujo o valor varia de acordo com os dias de permanência. Recomendo entrar no site, preencher o formulário e gerar o boleto para pagamento, mas também pode ser feito no desembarque em Noronha.
A melhor época de ir a Noronha vai depender do que você quer aproveitar! Se quer economizar, o melhor período é de março a junho, para surfar é de dezembro a março, para mergulhar é de setembro a outubro, para curtir a praia é de setembro a outubro e para curtir a noite em janeiro.
Chegando no aeroporto existem empresas de receptivo que fazem os trajetos aeroporto / pousadas /aeroporto normalmente feitas de micro-ônibus, dependendo da distância da pousada que você for ficar, o trecho pode demorar aproximadamente uns 40 minutos.
A Ilha está dividida entre Mar de Dentro, parte voltada para o Brasil, e Mar de Fora, direcionado para a África. As praias do Mar de Dentro são as mais disputadas, devido ao mar ficar mais tranquilo boa parte do ano, parecendo uma piscina.
Praias do Mar de Dentro: Praia do Porto, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Praia do Boldró, Praia do Bode, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Praia do Sancho.
Praias do Mar de Fora: Prai do Leão, Praia do Sueste e Praia da Atalaia.
Vale ressaltar que muitas praias são parte do Parque Nacional Marinho (Parnamar) e necessitam da apresentação do ingresso para o acesso.
Além de curtir as praias, as trilhas são muito procuradas pelos amantes da natureza, mostrando paísagens incríveis e perspectivas diferentes do Arquipélogo. Algumas dessas trilhas são muito disputadas, fazendo com que tenha que reservar com antecedência e em algumas delas, precisará apresentar o ingresso além da contratação de guia, por fazerem parte do Parque Nacional Marinho.
Depois de curtir as praias paradisíacas e fazer as trilhas, que tal conhecer o Arquipélogo pelo mar? Passeios de barco e de canoa havaiana é a melhor forma de apreciar a vida marinha.
Para os mais aventureiros um mergulho de Snorkel ou para os mais experientes um mergulho de cilindro também são muito procurados.
Para escolher a hospedagem, temos que levar em consideração algumas questões importantes, mesmo sendo uma Ilha pequena, o preço médio das diárias é bem mais alto se a gente comparar com hotéis no continente. Leve em consideração a localização da pousada, como pretende se deslocar e o tempo de caminhada até seus pontos de interesse, a Ilha oferece desde pousadas simples a pousadas de luxo.
Deu vontade de Viajar? Consulte sempre um agente de viagens, ele trará a segurança necessária para que sua viagem aconteça da forma que sempre sonhou! Um ótimo mês a todos vocês e até mês que vem com a Coluna Sua Próxima Viagem.