Ajudar financeiramente 23 escolas para pessoas com deficiência é o objetivo da Caminhada Anjo Guia, lançada oficialmentepelo vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ao lado da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Por determinação do prefeito Rafael Greca, a caminhada fará parte dos eventos do calendário natalino da cidade.
A caminhada percorrerá cerca de 1.700 metros de ruas do Centro Cívico. A saída será às 10h do dia 26 de novembro, um domingo, às 10h. As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas por meio do site do evento.
“É uma alegria poder, novamente, contribuir para esse segmento”, disse Eduardo Pimentel. Em 2022, ele assinou a norma que atualiza a acessibilidade para cães de assistência para pessoas cegas. Este ano, autorizou a destinação de cerca de R$ 8 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para escolas destinadas a pessoas com deficiência.
Entusiasmo
Entusiasmados com a promoção, Eduardo Pimentel e Margarita Sansone sugeriram que o estudante Enzo Gabriel Veiga Godois, da Escola Vivian Marçal, seja a mascote do evento. “A simpatia e a vivacidade dele resumem o espírito dessa atividade que a Prefeitura apoia com satisfação”, disse Eduardo Pimentel, referindo-se ao menino. Enzo tem paralisia cerebral e se desloca com a ajuda de cadeira de rodas.
Margarita também frisou a importância da adesão dos curitibanos. “É importante que as pessoas, jovens e mais velhas, divulguem e se inscrevam. Quanto maior o número de participantes, maior a renda para as instituições e elas precisam muito disso para o belíssimo trabalho que realizam”, observou.
Receita
A arrecadação será integralmente destinada às escolas. “O valor arrecadado será repartido igualmente entre a Escola Vivian Marçal e uma outra escolhida pelo participante”, explicou Marcos Pinheiro, representante da empresa de marketing esportivo Sportion, responsável pela realização do evento.
O evento foi inspirado na Escola Vivian Marçal, cujos dirigentes foram buscar apoio junto ao vereador Alexandre Leprevost. A seguir, ele apresentou a ideia do evento ao prefeito Rafael Greca. “Essa ação só vem a fortalecer o conceito de Curitiba como cidade referência na inclusão”, disse.