A construção do mais novo conjunto do programa habitacional de Curitiba está avançando na CIC. A obra do Moradias Parati, coordenada pela Cohab, vai contar com painéis fotovoltaicos em todas as casas, como parte do projeto Cohab Solar.
Já é possível ver as primeiras paredes de tijolos em algumas moradias, enquanto outras tiveram implantadas as fundações, do estilo radier, também chamadas de lajes de concreto. O conjunto na Rua Cidade de Caçador terá 24 casas térreas de dois quartos.
Os recursos empregados para a construção do empreendimento são provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), que nos últimos anos passou a ter um substancial aumento em suas receitas.
Pelas novas regras, a maior parte dos recursos provenientes da venda de potencial pelos instrumentos urbanos da Outorga Onerosa do Direito de Construir (Solo Criado) é destinada ao FMHIS. Além do Moradias Parati, outras 200 unidades habitacionais estão em fase de contratação, com investimento oriundo do Fundo.
Energia solar
O Moradias Parati será destinado para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e foram cadastradas pelo serviço social da Cohab. Cidadãos que passarão a viver em moradias seguras, em local dotado de infraestrutura e bem atendido por equipamentos e serviços públicos.
O empreendimento faz parte do projeto Cohab Solar, que integra o programa Curitiba Mais Energia. Cada casa é equipada com painéis solares formados por placas fotovoltaicas de ligação monofásica. Compostas de vidro e silício, as placas captam a radiação solar e enviam para um inversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico.
A instalação dos painéis, além de possibilitar a produção de uma energia sustentável, gera grande redução no valor da conta de energia dos moradores beneficiados, em média 80% de economia nas faturas de luz.
Com o Moradias Parati, chegará a 125 o número de moradias equipadas com placas solares. Já foram entregues 101 unidades habitacionais do projeto, no Moradias Maringá I, no Cachoeira; Moradias Vila Nina, no Fazendinha; Moradias Arroio, na CIC; e Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara.