Novas calçadas ligam hospital a terminal de transporte e fortalecem o comércio

Novas calçadas na Rua Léa Moreira de Souza Moura, ao lado do Terminal CIC, garantem a mobilidade segura e mais acessibilidade para centenas de pessoas Foto: Fábio Decolin

Novas calçadas do projeto Caminhar Melhor, na Rua Léa Moreira de Souza Moura, ao lado do Terminal CIC, garantem a mobilidade segura e mais acessibilidade para centenas de pessoas que diariamente são atendidas pelo comércio, serviços e equipamentos públicos e privados da região, incluindo escolas e um hospital.

A Prefeitura investiu R$ 800 mil nas intervenções, executadas por equipes contratadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM). Nesta sexta-feira (18/8), o secretário de Governo e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, vistoriou os trabalhos que estão em fase final.

“Vizinha ao terminal de transporte, a Rua Léa Moreira de Souza Moura tem comércio forte e é eixo importante de ligação a equipamentos públicos da região. As calçadas em concreto dão mais condições de segurança nos deslocamentos e induzem a melhoria da qualidade do entorno”, afirma Jamur.

Acessibilidade

As novas calçadas foram implantadas na Rua Léa Moreira de Souza Moura, desde Rua Schirlei Solange Mantovani, em frente ao Hospital São Vicente-CIC, que faz parte da estrutura de retaguarda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no atendimento do SUS, até o Terminal CIC.

Pelo terminal de transporte passam 45 mil passageiros por dia, usuários das 17 linhas de transporte que atendem a região. No entorno, também estão o CMEI e a Unidade de Saúde Oswaldo Cruz e a Casa de Leitura Paulo Leminski.

Implantadas em concreto usinado dos dois lados da via, com complementos em paver, as calçadas somam 1.000 metros e uma área de 2390 m². No cruzamento dos passeios foram implantadas 20 rampas de acessibilidade e também substituídos os meio-fios ao longo de toda a via. As obras serão complementadas com plantio de grama e paisagismo, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *