Duas mudanças cada vez mais evidentes nas grandes cidades do Brasil mostram que os moradores de edifícios buscam garagens bem estruturadas.
Isso porque esses espaços esses locais são a porta de entrada dos empreendimentos para muitos moradores.
O engenheiro civil Luciano Araujo Bortolon explica que a entrada do proprietário de um apartamento é quase sempre feita pelas garagens. Com isso, uma pessoa que busca um apartamento para morar quer uma estrutura que seja condizente com o imóvel. Isso significa, entre outras questões, ambientes amplos, com bons acabamentos internos do espaço, além da sinalização, infraestrutura e segurança.
Os espaços precisam de revestimentos que proporcionem mais claridade ao ambiente. Um exemplo é o uso de azulejos e pisos com pintura epóxi que, além da aparência, facilitam a manutenção e limpeza.
Se o cuidado com o meio ambiente precisa ser levado em conta durante a construção de um edifício, também é necessário que isso aconteça após a entrega do empreendimento aos futuros moradores. E uma das formas de garantir a sustentabilidade ambiental é oferecer nas garagens equipamentos para o carregamento de carros elétricos, uma tendência mundial que também se espalha no Brasil.
Além da sustentabilidade, as garagens mais modernas precisam também garantir espaço para maior número de carros, em especial quando se fala em edifícios de médio e alto padrão.
Quando se fala de necessidades técnicas, o especialista menciona o tamanho das vagas de garagem, que precisam levar em conta desde os veículos menores até os mais amplos. Outro detalhe que não pode ser esquecido é a segurança, segundo o engenheiro. “Mesmo que seja um ambiente fechado, o morador se sente mais confiante com um bom sistema de câmeras e alarmes para monitoramento do espaço que guarda um de seus bens”, afirma.