Há algum tempo, era uma total novidade e suscitava dúvidas sobre a possibilidade de viver com conforto. Mas atualmente, os apartamentos compactos se configuraram como uma realidade no mercado imobiliário.
No passado o pouco espaço era sinônimo de uma morada apertada, com pouco armazenamento e com a sensação de faltar algo, a arquiteta Carina Dal Fabbro afirma “planejamento e boas ideias implantadas em um contexto coerente são capazes de resultar em transformações surpreendentes”.
Para a arquiteta, a aposta em tons claros, seja nas paredes, piso ou móveis, é senso comum na arquitetura de interiores. Mas não faltam motivos para levar essa medida ao pé da letra. “A inclusão de cores mais fortes pode aparecer de forma pontual em detalhes decorativos, adicionando um charme muito bacana ao décor”, analisa.
Cozinhas de tipo corredor são costumeiras em apartamentos pequenos e os armários podem ser os vilões, caso sejam colocados em excesso. “Uma parede estreita pode comportar prateleiras ou um armário com nichos e gavetas, sendo uma ótima opção de projeto. Além disso, recomendo não adotar eletrodomésticos grandes para que os espaços sejam preenchidos de forma coerente”, avalia Carina.
“Aprecio móveis versáteis, pois nos ajudam na tarefa de otimizar os espaços”, ressalta Carina. Ela também sugere o uso de mesas e banquetas com baú, forno com micro-ondas e torneira com filtro embutido, que são excelentes para ambientes pequenos.
Os nichos são elementos práticos que auxiliam no aproveitamento de uma parede ou mesmo de uma sobra. Assim, são peças fundamentais para concepção de espaços com dimensões reduzidas.
A marcenaria inteligente acompanha demandas específicas do local a ser instalada e podem oferecer múltiplas funções para o morador.
Cada centímetro é de suma importância em um apartamento pequeno e, uma maneira eficiente de aumentar o espaço disponível é utilizar as paredes para armazenar objetos. “Há uma variedade de móveis aéreos, como as prateleiras, que podem ser instaladas nas paredes para armazenar objetos e liberar espaço no chão. Além disso, as paredes podem ser usadas para fixar quadros, espelhos e outros objetos decorativos, tornando o ambiente mais acolhedor e personalizado”, conclui.