Olá pessoal, espero que estejam todos bem! Na coluna passa escrevi sobre uma viagem que fiz em família para o Costão do Santinho Resort, um resort all inclusive que fica na cidade de Florianópolis. Minha esposa e sócia da agência de viagens, Ana Paula Lube, foi correr a meia maratona e aproveitamos para descansar e curtir esse resort fantástico que conta com uma infraestrutura completa, e é recomendado mesmo no inverno, vale muito a pena em qualquer época do ano!
As férias escolares terminaram e tudo volta a rotina, nesta coluna escrevo sobre alguns destinos regionais para passeios de um dia ou para viagens curtas de fim de semana. O que vocês preferem, campo ou praia?
Desde o início da pandemia os destinos regionais estiveram em alta, por não ter muita aglomeração e poder viajar com seu próprio veículo, com o crescimento da demanda, houve investimento para melhorias tanto do governo quanto dos municípios, fazendo com que a experiência do turista seja ainda melhor.
Para moradores de Curitiba que gostam de Pinhão, ainda dá tempo de aproveitar o 3º Festival do Pinhão, que teve início dia 16 de maio e acaba agora dia 30 de julho, já experimentaram uma lasanha de pinhão e de sobremesa um sorvete de pinhão ou um pudim de leite com pinhão? O Festival acontece na Rota das Colônias em São José dos Pinhais, a rota oferece muito lazer e gastronomia para todos os gostos e bolsos. Vale a pena conferir.
No Litoral, a opção é o Festival de Gastronomia Caiçara, em Pontal do Paraná que também termina agora dia 30 de julho, na sua terceira edição, o prato promovido é a Cambira (peixe seco e defumado com banana da terra).
Em agosto teremos o Encontro Internacional de Motociclistas, na cidade histórica de Paranaguá, o evento acontecerá no dia 04/08, sexta feira. Ainda no mês de agosto, temos a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira de Antonina com várias atrações, a festa ocorre de 06 a 15 de agosto, com ponto alto das festividades é o dia 15, com alvorada festiva às 6h da manhã, realizada pela tradicional banda musical Filarmônica Antoninense e uma linda queima de fogos a noite. Também em Antonina do dia 25 a 27/08 tem o encontro de Motos (Movimento Viva Mais Antonina).
O Turismo Regional em torno da Capital Paranaense vai muito além do calendário de eventos. A Região Metropolitana de Curitiba é repleta de hotéis fazenda, restaurantes, cafés coloniais e programas culturais que podem ser feitos com passeios de um dia, ou passando um final de semana. Minha dica da região metropolitana é uma cidade fundada em 1769 que fica a 71km de Curitiba. A cidade da LAPA teve sua origem devido a parada dos tropeiros e ficou famosa por um dos episódios mais sangrentos da Revolução Federalista que durou 26 dias, de 14 de janeiro a 11 de fevereiro de 1894, chamado “ Cerco da Lapa´´.
A Casa Lacerda e o Museu Histórico da Lapa são paradas obrigatórias e sua gastronomia traz a essência da comida tropeira.
Para quem busca descanso no campo, o endereço é São Luiz do Purunã, com seus hotéis fazendas e pousadas, junta a tranquilidade do campo com a boa gastronomia da comida caseira. A cidade fica apenas 53km de Curitiba.
Para finalizar e para quem gosta de Praia, a dica é um final de semana na paradisíaca Ilha do Mel! Você pode chegar tanto por Pontal do Sul ou Paranaguá, a Ilha é famosa por ser proibido veículos a motor, é um convite a uma caminhada ou um belo passeio de bicicleta.
Seus pontos turísticos que não podem ser deixados de ser visitados é a Gruta, que fica em Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora do Cadeado que ficam localizados em Brasília.
O Paraná tem muito mais cidades, parques, praias, festivais, eventos, gastronomia para oferecer aos paranaenses, bora viajar?
Sempre procure um agente de viagens, ele trará segurança e opções que encaixam em suas expectativas para que sua viagem saia do jeito que sempre quis.
Desejo a todos um maravilhoso mês de agosto e até a próxima Coluna Sua Próxima Viagem.