Acolhimento, bem-estar e qualidade de vida. Essas e outras características passaram a ser cada vez mais requisitadas por moradores em edifícios residenciais, ao menos desde 2021. Ainda sob o impacto da pandemia de Covid-19, naquele ano a publicação “A New Investor Consensus: The Rising Demand for Healthy Building” (Um novo consenso entre os investidores: a crescente demanda por construções saudáveis), que entrevistou membros do setor imobiliário e de construção civil, apontou a tendência do público consumidor na procura por edifícios saudáveis. Naquele ano, segundo o levantamento, 87% dos entrevistados perceberam aumento na demanda por edifícios saudáveis nos últimos 12 a 24 meses e 92% esperavam que essa procura crescesse nos próximos três anos (ou seja, até 2024). Além da estrutura que os empreendimentos oferecem, os moradores podem ficar atentos também ao paisagismo como fator positivo nesta conta.
Um planejamento paisagístico possibilita garantir a preservação ambiental aos espaços, criar conceitos diferenciados e deixar os empreendimentos mais atrativos e harmoniosos, o que tem chamado a atenção de potenciais moradores na hora de decidir pela compra de um imóvel. Segundo o paisagista Ricardo Steves Cunha, além das legislações ambientais percebe-se com o paisagismo uma preocupação das empresas de construção civil em fazer do empreendimento também uma obra que contribua para o entorno da estrutura. “Isso ajuda não somente para o conjunto arquitetônico do próprio edifício, como também para o bairro e para a cidade”, acrescenta.
Cunha aponta que é cada vez mais comum os edifícios residenciais apresentarem elementos que tragam a verticalização do paisagismo, ou seja, quando a preocupação com a composição desses ambientes não se restringe somente ao térreo, mas a todo o empreendimento. “Levar o paisagismo para andares acima do térreo mostra, no meu entendimento, uma manifestação de reação de profissionais em função do momento de conscientização ambiental”, diz.
Algumas das características que têm se destacado no paisagismo dos edifícios residenciais e que os futuros moradores precisam ficar atentos na hora de decidir pela compra de um imóvel são: fachadas com canteiros, preservação ambiental no entorno, harmonia também nas áreas comuns e terraço compartilhado.