A Prefeitura de Curitiba está requalificando mais cinco ruas no bairro Jardim das Américas, somando 2.038,1 metros de nova pavimentação nas vias do bairro. As melhorias fazem parte do programa Asfalto Novo, que na atual etapa contempla melhorias em 160 ruas de 41 bairros da cidade, e contribuem para, além de melhorar a infraestrutura, movimentar a economia da cidade com a criação de novos postos de trabalho.
Durante vistoria da reciclagem do asfalto na Rua Sinke Ferreira, uma das cinco vias do bairro contempladas, o prefeito Rafael Greca celebrou com os trabalhadores da obra e a geração de empregos promovida pela Prefeitura ao realizar essas intervenções.
“Vejam quanto emprego é gerado em uma obra de 1.200 metros de extensão. É muito importante esse fomento da Prefeitura, promovendo uma economia circular e virtuosa na cidade”, disse o prefeito, ao lado dos trabalhadores.
As melhorias na pavimentação do programa Asfalto Novo estão entre as 145 obras públicas com licitações em andamento para 2023 e que devem gerar aproximadamente 8,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos para a execução das obras.
Na Rua Sinke Ferreira, os trabalhadores estão realizando a reciclagem de 1.225,5 metros de asfalto, entre as ruas Cônego Januário da Cunha Barbosa e Nossa Senhora de Lourdes e avançam por outras quatro ruas adjacentes ou próximas.
Asfalto e drenagem
As obras na Rua Sinke Ferreira começaram na última segunda-feira (9/1) e seguem até o final de janeiro. Além da recuperação do asfalto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) incluiu a ampliação das caixas de captação das águas pluviais em um trecho de 230 m (entre as ruas Cônego Januário da Cunha Barbosa e Padre Damião), melhorando a drenagem da água das chuvas.
“Por estar em um ponto mais rebaixado, em dias de chuvas torrenciais, a água das vias próximas escorria e acumulava na Rua Sinke Ferreira. Acionamos nosso Departamento de Pontes de Drenagens para ampliar a captação da drenagem antes de concluir o asfalto renovado”, explica o secretário da Smop, Rodrigo Rodrigues.
Além das obras de drenagem, a Smop está realizando a limpeza do córrego que passa no início da rua, no limite com a Rua Cônego Januário da Cunha Barbosa.
A pavimentação no local está sendo feita com a técnica de reciclagem, transformando ruas de antipó em asfalto de boa qualidade. O antipó é removido, triturado e reaproveitado como base para o novo pavimento, que recebe adição de concreto e massa asfáltica. A via recebe reforço estrutural e, depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.
A obra na região segue em duas etapas: a primeira vai da Rua Cônego Januário da Cunha Barbosa até a Rua Hugo de Barros. Na continuidade, a equipes recomeçam a requalificação a partir da Rua Nossa Senhora de Lourdes, ao encontro da Rua Hugo de Barros.
Ruas adjacentes
As obras coordenadas pela Smop avançam em outras três vias que cruzam a Sinke Ferreira. A Rua Doutor Hugo de Barros recebe reciclagem do asfalto entre as ruas Sinke Ferreira e Pedro Demeterco (100 m), complementando outras melhorias na via, concluídas no ano passado.
As ruas Desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho Doutor Brasílio Ferreira da Luz e também terão a requalificação do asfalto a partir da Rua Sinke Ferreira. A primeira terá as melhorias até o encontro com a segunda (161 m), fechando a quadra toda. Já as obras na Doutor Brasílio Ferreira da Luz seguem até a Rua João Doetzer, somando mais 470 m.
A 600 metros dali, um trecho de 81,6 m da Rua Tenente Ricardo Kirch também serão reciclados com novo asfalto, entre as ruas João Itiberê e Otávio Pereira dos Anjos.
Asfalto Novo
Desde 2017, a gestão do prefeito Rafael Greca, a partir do programa Asfalto Novo, já realizou 1.564 ações de pavimentação já executadas ou em andamento em 1.344 ruas da cidade (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).
Ao todo, são 767,9 km de pavimento renovado por toda a cidade, sendo que 87% das obras são em ruas de bairros afastados do Centro. As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população, via Central 156 e pelo Programa Fala Curitiba.