Olá pessoal, espero que estejam todos bem! Na coluna passada escrevi sobre destinos nacionais para poder aproveitar a época mágica do Natal! Suas luzes, músicas e todo encanto que esse período nos proporciona.
Na 24ª Coluna Sua Próxima Viagem, vamos entrar e conhecer mais sobre o Turismo Pet Friendly no Brasil e como está seu desenvolvimento, vamos lá?
O Mercado Pet em 2021 faturou 35,8 Bilhões de reais, o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves do mundo.
O perfil de família mudou muito e hoje vários casais optam por não terem filhos, ou somente um filho, buscando a companhia de um pet. O pet de hoje é considerado um membro da família, ele vive casa vez mais dentro de nossas casas e muitas das vezes dorme junto em nossas camas. Isso faz com ele o investimento em nem estar e saúde cresçam, aumentando a longevidade dos nossos bichinhos de estimação.
O crescimento de meios de hospedagem e estabelecimentos comerciais que hoje são Pet Friendly cresceu exponencialmente e uns 5 anos para cá. Falta muito para que sejamos realmente um País Pet Friend, mas estamos no caminho certo.
Recentemente a Cia aérea AZUL, anunciou a mudança de peso dos pets a bordo, passando de 7kg para 10kg com a caixa de transporte, além de um marketing maravilhoso que fizeram plotando algumas aeronaves como se tivesse pets na janela.
No mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos os aeroportos já recebem esse público e oferecem vários serviços personalizados também. Aqui no Brasil com os leilões recentes de muitos aeroportos, a tendencia é que a competitividade aumente, e a infraestrutura em geral melhore, inclusive transformando alguns aeroportos em referência Pet Friendly.
Mas nosso maior movimento no Turismo Pet Friendly é em viagens que a pessoa vai de carro com a família para destinos mais perto de sua residência, conhecido como Turismo Regional.
As famílias não querem deixar seu pet em casa e sim poder passar um final de semana em família viajando e aproveitando momentos juntos.
Tanto viajando de avião, quanto de carro próprio ou de ônibus rodoviário, vale lembrar que sempre terão que estar com a carteirinha de vacinação atualizada e na maioria dos casos com um laudo veterinário atestando sua saúde para realizar a viagem. Foras as leis vigentes para o transporte que para aeronaves é obrigatório a caixa de transporte, e para transporte terrestre pode ser usado também a cadeirinha e o cinto de segurança adaptado na guia peitoral do pet.
Muitos hotéis também passaram a não só aceitar pets, mas também oferecer muitos diferenciais e serviços para atender e cativar esse público tão exigente!
O que antes era uma tendência, hoje é uma realidade, muitos meios de hospedagem oferecem um kit no quarto que podem englobar: caminha, tapetes higiênicos, brinquedinhos e muito mais.
Outros hotéis e pousadas criaram áreas exclusivas contando com piscinas e brinquedos tudo isso sendo supervisionados por funcionários treinados em comportamento animal. Outros também oferecem os serviços de banho e tosa, além de contar com parcerias de hospitais veterinários para qualquer tipo de emergência.
O setor público também está vendo a importância de se ter leis mais rígidas contra o maltrato animal e projetos de bem-estar como castração gratuita e veterinários e hospitais veterinários também gratuitos para a população mais carente ou em vulnerabilidade. Tem cidades brasileiras que estão indo muito além disso e se transformando em cidades Pet Friendly, é o caso de Fortaleza, que quer ser a primeira capital Pet Friendly do país, está construindo hospital veterinário e várias upas em bairros carentes totalmente gratuito para a população.
Está treinando e incentivando o setor privado a investir e receber melhor esse público e está com a lei para ser aprovado que permitirá o pet entrar em todas as praias da Capital do Ceará.
Rio de Janeiro, Santos e Natal são outras cidades que já tem essa lei em vigor.
Com o setor público incentivando o privado a investir, a cada dia aparece mais restaurantes, parques, shopping, passeios e muitos mais aceitando com todo o aconchego, conhecimento e estrutura que seu pet merece fazendo com que seu passeio fique mais completo e agradável para todo mundo.
Mas lembrando, infelizmente temos hoje no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, se adotar, saiba que ele é uma vida e não um brinquedo, seja responsável.
E se for viajar, sempre procure um agente de viagens para lhe ajudar a montar a melhor opção para você!
Um maravilhoso 2023 a todos, espero que tenham gostado desta edição onde completo 2 anos escrevendo aqui para vocês.
Até a próxima Coluna Sua Próxima Viagem!
Por Maurício Cesar Penteado Junior, bacharel em turismo e hotelaria, professor e consultor