Troque o carro pelo transporte coletivo de Curitiba

Seja mais sustentável em 2023 e troque o carro de passeio pelo transporte coletivo. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Para muitas pessoas um novo ano significa o início em novas escolas, novos empregos, aquele passeio nas férias e por que não, novos hábitos trazendo mais sustentabilidade para o dia a dia, como a adoção do uso do transporte coletivo que pode te levar a todos esses lugares.

Trocar o carro de passeio pelo transporte coletivo traz diversos benefícios para toda a sociedade, a exemplo da diminuição do número de acidentes, minimização de congestionamentos no trânsito, redução da poluição atmosférica e sonora e logística verde, construindo um futuro mais sustentável. 

Pensando no seu deslocamento sustentável, reunimos 5 dicas sobre o transporte coletivo em Curitiba. Confira abaixo quais os tipos de cartões transporte estão disponíveis, as formas de pagamento, isenções, integrações e muito mais. Tire suas dúvidas e usufrua de todos os benefícios e facilidades na hora de se deslocar pela cidade.

Tipos de cartões

Cartão usuário: é de uso pessoal, intransferível e não é descartável. Oferece modernidade, segurança e agilidade para os usuários da Rede Integrada de Transporte. 

Cartão isento: destinado ao usufruto das gratuidades legais, em particular de idosos e pessoas com deficiência, segundo a legislação específica vigente. Mais detalhes abaixo.

Cartão estudante: indicado ao estudante que se enquadra nas condições de recebimento do benefício do passe escolar, nos termos da legislação vigente. Mais detalhes abaixo.

Como carregar 

O cartão-transporte dá acesso à liberação eletrônica da tarifa nos ônibus, nas estações-tubo e nos terminais.  As cargas podem ser feitas pelo site da URBS, nos Postos Credenciados, como bancas de jornal em ruas e praças, pontos comerciais nos terminais, algumas filiais da rede de supermercados Condor e em toda a rede de supermercados Muffato (Lojas Max Atacadista e Lojas Super – Curitiba e Região Metropolitana).

Pelos aplicativos credenciados: Recarga Pay, Qiwi e Mercado Pago. Nestes casos, atenção: o tempo de liberação dos créditos é de até 15 minutos. Nas cabines de cobrança dos seguintes Terminais de Integração: Pinheirinho, Santa Cândida, Barreirinha, Cabral, Bairro Alto, Santa Felicidade, Campo Comprido, CIC, Capão da Imbuia e Carmo. Nos terminais não há cobrança de taxa para a carga de créditos. O pagamento é em dinheiro. E a carga pode ser feita ainda pelo WhatsApp: via plataforma Recarga Cliqx – (41) 3891-1900, com pagamento por Pix ou cartão de crédito.

Isenções e benefícios

A isenção pode ser concedida a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas e aposentados por invalidez, que se enquadrarem no padrão de renda familiar estabelecido. 

Alunos de escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes em Curitiba, têm direito a duas passagens diárias com cartão-transporte, nos ônibus urbanos, desde que atendam aos critérios da legislação e normas da URBS.

O chamado Passe Escolar é emitido para estudantes que morem a mais de 10 quadras (aproximadamente 1.000 a 1.200 metros) do local onde estudam, e suas famílias devem ter renda entre 3 e 5 salários-mínimos. 

Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo, emitidos pela Unidade de Cadastramento e Informação.

Formas de pagamento

Além do cartão transporte, os usuários do transporte coletivo de Curitiba podem pagar a passagem com cartão de débito e crédito à vista com sistema de aproximação, relógios inteligentes e smartphones também dentro dos ônibus.

Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito que apresente o sinal de pagamento por aproximação do validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.

O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Todos os ônibus possuem adesivos informando sobre a disponibilidade desse tipo de pagamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *