Pode parecer redundante afirmar, mas clássico é sempre clássico! Traços que marcaram períodos tem o poder de revelar uma leitura atualizada para expressar a sua força. No décor, o design clássico segue marcante com o encanto de recursos e efeitos de materiais como o marmorizado e as boiseries, molduras que surgiram na França para designar beleza às paredes.
Para um jovem casal com uma filha, a arquiteta Gabriela Mendes investiu nessas orientações para realizar o projeto do apartamento de 140m². Inspirada no estilo, a área social e integrada, bem como a ala íntima, mesclam uma profusão de elementos que conduziram a essência do projeto para a realização de um lar sofisticado e atemporal.
No living, uma grande placa de mármore, posicionada como painel da TV, simboliza o requinte do bem-receber e do bem-estar. Seguindo a configuração, a profissional conduziu a expressão do clássico por meio da execução de expressivas molduras de teto, nas paredes e nos rodapés.
Sala de estar
O living é o grande destaque do projeto com o mármore marcado pelo fundo branco, seus veios singulares e tons dourados. Na composição, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e a leveza do rack branco e ripado.
Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com a exuberância das guarnições que adornam todas as paredes. No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que preza a alegria de acolher com carinho e conforto cada um de seus convidados. A arquiteta relata que a proposta original era dispor o sofá com duas poltronas, entretanto, com a demanda por mais assentos, o décor de interiores incluiu a colocação de um pufe ao lado da TV, bem como a execução de uma peça de madeira para a mesa de centro.
Clássico remete à arte. Por isso, não poderia faltar a inclusão de obras, com as pinturas executadas, especialmente para o projeto, pela artista plástica Ana Mendes. Duas telas, que evocam o azul escuro, preto e o dourado em uma técnica abstrata, estão presentes no hall de entrada e na sala.
Composta por uma mesa de madeira com oito posições de cadeiras estofadas, o ambiente é visto como uma continuidade do conceito de integração e receptividade. O clássico é evidenciado através do lustre de cristal – uma instalação que resultou em um desafio para a arquiteta.
O lavabo impressiona pela combinação das aclamadas molduras que enfeitam as paredes pintadas na cor azul petróleo. No contraponto, a bancada e o piso em mármore branco ressaltam o apreço pelo clássico.
Integrada ao living, a varanda se tornou mais ampla e fluída. Na área da churrasqueira, a mesa redonda em tom fendi e com base em cone adicionam um toque de modernidade nas recepções realizadas pelo casal. Na outra ponta, o conjunto entre sofá e poltrona cria uma atmosfera gostosa para reuniões entre amigos, sem hora para acabar.
No projeto conduzido pela arquiteta Gabriela Mendes, cada cômodo é marcado pelo design e tonalidades únicas. Na cozinha, o primor da cor fendi prevalece na marcenaria que envolve todos os eletrodomésticos, incluindo o cooktop por indução, forno, geladeira e micro-ondas. Pensando na alimentação diária dos três, uma pequena copa foi incluída com a adição de uma mesa e um canto alemão, que deixou tudo mais espaçoso e confortável.
O quarto infantil e a brinquedoteca seguem a mesma estética com a predominância da paleta rosa. Para essa realização, a arquiteta promoveu algumas modificações no layout original da planta.
No quarto do casal, um mix entre o cinza, o verde musgo do enxoval e os detalhes em dourado. Na cabeceira, a dupla proteção estofada deixa o ambiente ainda mais intimista e caloroso. No mobiliário, o desenho semelhante ao encontrado na cozinha se faz presente no móvel abaixo da televisão e, para completar, uma penteadeira seguida com um pequeno recamier.
Antes de toda repaginação, o casal já havia efetuado um upgrade com a construtora, que entregou o apartamento com alguns revestimentos, assim como pisos e bancadas. No projeto realizado por Gabriela, tudo foi removido e modificado, exceto as bancadas dos banheiros do casal e da criança, os espelhos dos banheiros, cubas e os metais.
No projeto, até mesmo a lavanderia ganhou um toque especial especialmente para o projeto. Os móveis brancos seguem a mesma linha do restante, com os puxadores concha dourados.