Sapateiras também podem ser criadas em espaços que, a priori, não seriam ocupados
Com o advento dos imóveis menores, muitas vezes o morador já imagina a impossibilidade de contar com o conforto de um closet e sapateira para organização dos seus itens. Entretanto, com soluções criativas da arquitetura de interiores e a versatilidade dos projetos de marcenaria, é possível sim contar com estrutura práticas e muito bem concebidas de acordo com o espaço disponível! Entre as possibilidades, o pequeno closet pode contemplar o local de algum armário um uma área de pouca utilização. Quanto à forma, o conjunto de prateleiras, araras e gavetas já são suficientes para iniciar essa concepção.
A arquiteta Marina Carvalho compartilha sua experiência de realizar sapateiras que foram adicionados nos ambientes de forma discreta e eficiente, atendendo a necessidade dos moradores.
Marina Carvalho promoveu o bom uso da entrada do quarto para executar uma sapateira que foi disposta em frente ao closet dos moradores. Para otimizar o espaço e deixá-lo mais compacto, o móvel conta com portas de correr e a divisão das calçados que ficam separados do armário de roupas por conta da higiene. Segundo a arquiteta, ter uma sapateira em casa proporciona praticidade e organização, acomodando os sapatos de forma adequada. “Uma dica é eleger prateleiras de alturas diferentes que recebem tanto os modelos mais altos como os menores. Essa disposição facilita, inclusive, a decisão e a localização do calçado que melhor combina com a roupa”, sugere.
A sapateira pode ficar em um ponto estratégico, bem na entrada. Para não chegar da rua e andar com os calçados dentro de casa – mantendo a higienização –, Marina Carvalho teve a ideia de instalar esse móvel no hall de entrada. De acordo com a arquiteta, o maior desafio foi, justamente, pensar como inserir a sapateira em um espaço minúsculo do apartamento. Neste caso, ela produziu uma sapateira escondida no armário da sala. Compacta, foi revestida com lâmina no tom goiaba, possuindo 2,25 m de altura, 1,50 m de largura e 40 cm de profundidade. “Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um pedido bem recorrente dos nossos clientes, antes mesmo desse assunto ganhar força com a pandemia. Neste projeto, encontramos um local ideal para que os moradores conseguissem guardar os calçados antes de entrar na área social do apartamento”, finaliza.