Todos nós sabemos a saúde é o bem mais valioso que temos!
Diante de tantas mudanças, sentimos de perto o impacto negativo que o estresse causa na vida das pessoas. O fato é que não podemos só observar, mas sim buscar melhorias para o nosso bem-estar. Realmente é um desafio, entretanto, pequenos gestos podem proporcionar uma melhora na qualidade de vida se praticados no dia a dia.
Para comemorar o ‘Dia Nacional da Saúde’, 05 de agosto, veja a seguir 7 dicas importantes que o médico nutrólogo Nataniel Viuniski preparou para ajudar adotar um estilo de vida saudável:
Beba mais água
Ela é importante para que todas as funções do organismo trabalhem adequadamente, basta dizer que nosso corpo é formado por mais de 70% de água. Além de auxiliar os rins a eliminarem as impurezas filtradas pelo sangue, contribui para prevenir a prisão de ventre e ajuda no funcionamento adequado do cérebro.
Um estudo publicado no The Lancet mostra que um incremento no consumo de 1,5 litros de água diariamente teve um efeito positivo sobre a dor de cabeça e pessoas que sofrem com enxaqueca.
O ideal é que cada pessoa consuma cerca de 35 ml de água por quilo de peso ao longo de todo o dia, além de observar a cor e o odor da urina. Também vale incluir sucos e chás sem adoçar, mas não deixe de consumir a água pura.
Tenha uma rotina de sono
O sono é um dos pilares básicos da saúde e um dos mais negligenciados. Dormir e acordar no mesmo horário faz com que o corpo fique em sincronia com o ciclo circadiano, que envolve a liberação de hormônios nos diferentes períodos do dia. Isso não só ajuda a ter um sono melhor como também contribui para que a pessoa tenha mais energia e vitalidade para as atividades do dia a dia.
Inclua proteínas vegetais na dieta
Esses alimentos não contêm colesterol e ainda cumprem muito bem a função de manter ou ganhar massa magra. Fora o fato de que são mais sustentáveis, portanto, são bons para a nossa saúde e para a saúde do planeta. “A soja e combinações de proteínas da quinoa, ervilha e arroz oferecem praticamente os mesmos benefícios que a proteína da carne, do ovo e do leite em se tratando de ganhos de hipertrofia (massa muscular) quando associadas a exercícios de resistência por terem uma boa absorção”, explica o médico nutrólogo.