Hidroterapia promove relaxamento muscular
A fisioterapia veterinária está ganhando espaço entre os tutores e tende a crescer cada vez mais, tanto para pets idosos que acabam apresentando problemas com o passar da idade, quanto para pets de qualquer idade que são acometidos com doenças agudas e crônicas e que prejudicam a locomoção.
A fisioterapia e a reabilitação veterinária possibilitam complementar e acelerar o tratamento dos pacientes pets, proporcionando qualidade de vida aos que possuem algumas doenças crônicas ou irreversíveis.
A médica-veterinária especializada em fisioterapia do Hospital Veterinário Batel (HVB), Leticia Gabriele Nunes Bronze, explica que normalmente são mais indicados para o tratamento de pacientes com doenças ortopédicas, neurológicas, sistêmicas, como a doença renal, por exemplo, bem como tratamento de feridas, pós-operatório, entre outros.
Vantagens e resultados
A médica-veterinária, que atua na Mundo à Parte, franquia de reabilitação localizada dentro do Hospital Veterinário Batel (HVB), enumera que as vantagens da fisioterapia são muitas e incluem redução de dor e inflamação, ganho de massa muscular, auxílio no emagrecimento em casos recomendados, redução de sintomas e prevenção do avanço de algumas doenças ou de novas lesões.
Entre os resultados, destacam-se o retorno dos movimentos que, em alguns casos, são perdidos de forma momentânea, diminuição no tempo de recuperação e avanço de algumas patologias. “Isso tudo traz qualidade de vida para os pets e para família que os acompanha”, informa Leticia.
Acupuntura, hidroterapia e laser
A médica-veterinária fisiatra da Mundo à Parte, Surya Martins, conta que, entre as técnicas disponíveis, estão as terapias manuais, como massagens e mobilização das articulações. “Essas técnicas promovem relaxamento de musculaturas, drenagem de edemas e melhora da lubrificação articular”, avalia.
Além disso, existem aparelhos que auxiliam na redução da dor, inflamação e ganho de massa muscular, como o laser, a magnetoterapia e a eletroterapia. Em alguns casos em que os pets necessitam perder peso, reaprender a marcha da caminhada ou tratar certas inflamações, a hidroterapia, que consiste na esteira dentro da água, também é indicada.
“No nosso ramo de atuação, inserimos em nosso dia a dia o olhar da medicina veterinária integrativa, que inclui também a acupuntura e o ozônio. Ambos ajudam no controle da dor, inflamação e fornecem bem-estar para os pacientes”, enumera Surya.