Meu Paraná – Parte 2

Por Maurício Cesar Penteado Junior, bacharel em turismo e hotelaria, professor e consultor

Na coluna retrasada trouxe para vocês as novidades do turismo em nosso Estado do Paraná, e dando continuidade, neste mês, na Coluna Sua Próxima Viagem, trago a entrevista que o presidente da Paraná Turismo. Irapuan Cortes Santos respondeu com todo carinho, nos contando um pouco sobre o que está acontecendo e o que vem de novidades no turismo no Paraná.

Gratidão por doar seu tempo em me responder presidente! Segue a entrevista:

Sempre tive a impressão de que o Paraná, através de seus canais, divulgava somente dois destinos turísticos, Foz do Iguaçu e Ilha do Mel. Por ser um estado agrícola, o investimento no turismo nunca foi prioridade.

O Covid 19 trouxe um lado positivo, aumentou muito o turismo regional, não somente devido à pandemia em si, mas também pela crise econômica que vivemos. As pessoas buscaram viagens mais curtas, normalmente com seu próprio automóvel e próximas de sua residência.  Gostaria de saber o que a Paraná Turismo vem fazendo para que essa demanda não desapareça após o fim da pandemia, e tenha um crescimento sustentável?

Mauricio startamos as campanhas “Paraná ao Paranaense” e “Paraná seu próximo destino” com o intuito de sensibilização e senso de pertencimento mostrando principalmente aos Paranaenses as belezas do Estado, gerando orgulho de morarmos no Paraná, e como você mesmo disse os destinos turísticos do Paraná, não é somente Foz do Iguaçu e Ilha do Mel, existem outros destinos consolidados em nosso maravilhoso Estado, também estamos participando de várias feiras regionais, nacionais e internacionais com o intuito do fortalecimento da marca Paraná Turismo e mostrando os destinos Paranaenses.

Vejo com bons olhos as concessões feitas com nossos parques, além de aumentarem a proteção ambiental, geram empregos e aprimora suas atrações e estrutura. Teremos mais concessões de parques esse ano ou ano que vem?

Sim, pensando principalmente na proteção ambiental e na geração de emprego, conseguimos analisar que a melhor maneira de juntar estes segmentos numa mesma estrutura era a concessão, prova disto é Vila Velha, que vem batendo recorde de visitação após a concessão, e já colocamos outros parques para licitação e ao interesse da iniciativa privada, o parque do Quartelá em Tibagi, e talvez consigamos ainda este ano o parque do Monge na Lapa, e para o próximo ano estamos articulando com o IAT (Instituto Água e Terra) para transformar outras unidades de conservação em parques, para podermos também abrir a licitação a iniciativa privada. 

Quais os planos de desenvolvimento do turismo, divulgação e captação de investidores privados para Matinhos, tendo em vista o investimento no alargamento e modernização da orla?

Matinhos está sendo beneficiado com a engorda da praia que trará desta forma muitos benefícios estruturais para aquela cidade, já recebemos o contato de redes internacionais de hotelaria com a intenção de entender o projeto principalmente da revitalização da orla, que irá valorizar o entorno dando um ganho direto ao turismo, gerando renda e emprego. Mais especificamente com relação ao plano de desenvolvimento do turismo do litoral, estamos em contato com investidores tentando trazer outros atrativos turísticos para o litoral como um todo, com a intenção de mantermos os turistas mais tempo em nosso litoral. 

Ficou com vontade de viajar? Entra aqui no site da Paraná Turismo (https://www.paranaturismo.pr.gov.br), confira tudo que nossas cidades e regiões tem a oferecer e comece a organizar sua próxima viagem, e lógico, sempre com a ajuda de seu agente de viagens, que lhe trará segurança e conforto para que você aproveite ao máximo!

A próxima Coluna Sua Próxima Viagem também teremos uma entrevista com o Superintendente de Turismo de Floripa Vini De Lucca, que contará sobre todas as novidades da Ilha da Magia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *