Por Flavia Ranieri, arquiteta
As perspectivas para o mercado imobiliário apontam mais oportunidades na área residencial, com 84% de representatividade. Isso explica a grande atuação das startups e o destaque do tema economia prateada no evento da ICXP, que ocorreu em março de 2022, em Curitiba. Unindo imobiliárias, incorporadoras, corretores de imóveis e várias startups; o evento teve uma programação rica em palestras, workshops e exposição de oportunidades.
Estive lá para conferir as novidades, além de participar da programação, com a palestra “Impactos e oportunidades da economia prateada no mercado imobiliário” para uma plateia de mais de 300 convidados. Na ocasião falei dos números atualizados da economia prateada, dos impactos no mercado e destaquei as tipologias de moradia e os diversos perfis de idosos a serem considerados antes da definição do projeto. Com um olhar atento, a plateia se viu diante de uma realidade já existente no mercado e de um público que ela já atende, mas que precisa aprimorar o produto e serviços se quiser agradar aos maduros.
Também realizamos um Workshop para um grupo exclusivo, quando aprofundamos os diversos perfis do público 50+ e aplicamos um exercício em que os participantes puderam criar soluções diferentes por tipo de moradia x perfil de cliente. Pensar fora da caixa foi a diretriz dada pelos meus parceiros Bete Marin, Willians Fiori que conduziram a dinâmica comigo.
Com um olhar abrangente que passa pela geroarquitetura, marketing e economia prateada os três especialistas mostraram que ao planejar um empreendimento para o público 50+ é necessário pensar de forma multidisciplinar onde o marketing precisa entrar no início, ainda na discussão de briefing e seguir até a entrega final do produto.
Pensar apenas em acessibilidade não é suficiente para convencer os maduros. Entendê-los e entregar uma solução que também os atenda no campo biopsicossocial é fundamental para os novos modelos do mercado imobiliário. Pensar em tecnologia e inovação é parte integrante desse processo.
Ao interagir com as empresas na área de exposição percebi a empolgação dos participantes ao redor das várias startups que estão chegando forte e com o propósito de apoiar as empresas a fim de agilizar processos, melhorar a qualidade do atendimento e propor melhores experiências ao usuário. Parcerias é a palavra do dia!
Um paradoxo, quando olhamos para a realidade dos números revelando que 74% das incorporadoras não possuem um setor ou estratégias dedicadas à inovação, mas que por outro lado, se empolgam com os participantes do evento ao redor das várias startups.Isso já demonstra uma mudança de visão das incorporadoras.
Unir empresas que possuam o mesmo propósito sem inchar a máquina é uma solução muito mais sustentável atualmente. O olho no digital sem perder a conexão humana também foi uma preocupação em comum de várias delas. Tudo a ver com o nosso tema!
Definitivamente estamos observando uma evolução do mercado imobiliário e a participação do consumidor prateado como parte significativa dessa dinâmica foi algo validado entre vários depoimentos e conversas com esses investidores, startupeiros e incorporadores com quem conversamos durante o evento. Fiquem de olho pois vem muita novidade por aí.