Especialista gaúcho em charcutaria autoral ministra oficina no Paraná dia 26 de março 

Essa dica é para aqueles que não abrem mão de produzir a sua própria charcutaria natural, seja ela defumada, maturada ou curada.  Um curso intensivo, dividido em três módulos, totalmente dedicado à essa prática ancestral, ensinando desde bacon e pastrame aos embutidos frescos. Anota na agenda, é dia 26 de março, no Pão da Casa, um espaço de pesquisa e produção de pães e outros saberes domésticos, localizado na Colônia Witmarsum, a 60 km de Curitiba.  

“Junte-se a nós para uma base completa nos princípios e na prática de fazer sua própria charcutaria em casa. Vamos apresentar a você as principais técnicas e processos de cura à base de sal e defumação a quente e a frio, principalmente com base nos principais cortes do porco. Você sairá com o conhecimento para fazer defumação, como Pastrami & Bacon; linguiças frescas, além de maturados de médio prazo, como Bresaola e Copa Lombo”.  

Serão III módulos, todos eles apresentados no dia 26 de março, um sábado. Previsto para iniciar às 8:00h, o curso tem duração de dez horas. O investimento é de R$ 1.200,00 por pessoa e inclui além das aulas, café da manhã, almoço e coquetel com espumantes da Serra Gaúcha. As vagas são limitadas e podem ser garantidas através do perfil no Instagram @restaurantecolheita 

Este dia introdutório e intensivo é destinado ao amador/iniciante que procura fazer charcutaria e carnes curadas em casa com despesas e equipamentos limitados. É ideal para um pequeno produtor rural que procura aumentar suas habilidades e fazer produtos mais interessantes, ou um entusiasta amador com acesso à carne de alta qualidade e uma propensão a fazer produtos curados em casa. 

Prática milenar  
Do francês charcuterie (chair = carne e cuit = cozido), a charcutaria é uma prática milenar de conservação de carne. Ela surgiu em razão da necessidade de preservação de alimentos e de estocagem para os períodos de escassez e para longas viagens – os exércitos, que há alguns milênios viajavam por longuíssimos períodos, utilizavam a charcutaria para seu alimento. 

No ofício há menos de uma década, o chef especialista no assunto que desembarca no Paraná para ministrar as oficinas vem aprimorando e refinando o seu repertório a cada estação – e olha que ele recém soprou as 31 velinhas! O trabalho que desenvolve há 4 anos à frente do seu restaurante Colheita Butique Sazonal caminha junto aos preceitos do Slow Food e sem as grandes complicações que às vezes tornam a gastronomia parecer arrogante e inacessível. A comida é simples e o charme está em tornar esse simples irresistível! 

Defensor dos ingredientes e da cultura local, sua carreira gastronômica vem sendo escrita na ancestralidade, com pouca ou nenhuma tecnologia envolvida, e mãos de um alquimista. Com bons ingredientes – quase tudo orgânico cultivado na própria propriedade e em pequenos produtores gaúchos – ele cria pratos rústicos e marcantes, servidos em seu espaço em Pinto Bandeira (RS). Lá se come também ao ar livre, de frente para o fogo, com vista para o vale, imerso no silêncio da bucólica cidade e cercado do cricrilar dos grilos. 

Como era de se esperar, o restaurante não tem menu. Tudo gira em torno de uma degustação com sete etapas e o chef se exibe em preparos que mostram uma boa dose de técnica. Amante e respeitador do fogo, prepara tudo na parrilla. Gio também fermenta, cura e matura com maestria. Natural de Pinto Bandeira, é pós-graduado em cozinha autoral pela PUC e é considerado o homem da charcutaria no Rio Grande do Sul.  

SERVIÇO  
CURSO DE CHARCUTARIA AUTORAL COM O CHEF GIORDANO TARSO  
Módulo I – Defumação (Pastrami & Bacon) 
Módulo II – Linguiças Frescas 
Módulo III – Maturados de médio prazo (Bresaola e Copa Lombo) 
Local: Pão da Casa – Colônia Witmarsum – Palmeira/PR 
Data: 26/03 
Horário: 8:00h às 18:00h 
R$ 1.200,00 por pessoa. Inclui café da manhã, almoço e coquetel com espumantes da Serra Gaúcha. 

Vagas limitadas 
Informações e inscrições: perfil oficial do restaurante Colheita no Instagram @restaurantecolheita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *