Um apartamento com cores neutras, visual amplo e soluções de marcenaria realizadas para comportar tudo o que era necessário organizar foram apenas alguns dos pedidos do casal de moradores às arquitetas do Claudia Yamada e Monike Lafuente. Com 70 m², o apartamento foi totalmente reformado, ganhou uma área social 100% integrada e, no tocante às cores, seguiu uma paleta de tons neutros nos móveis, paredes e revestimentos mesclados com pinceladas de cores pontuais em itens decorativos e na marcenaria da cozinha.
Ponto interessante da sala diz respeito ao aproveitamento de móveis: no projeto, a dupla trabalhou com uma linguagem de décor que possibilitou incorporar o sofá e a mesa de jantar, que já faziam parte do acervo dos clientes.
Integrada à área social, a varanda acabou se transformando nesta simpática sala de jantar. Em um dos pedacinhos da varanda, que tem apenas 10 m², as arquitetas montaram um cantinho ideal para o descanso e leitura. Com duas poltronas, pufe para apoiar os pés, tapete de juta, mesa lateral e uma luminária de piso, a ambientação confere um clima especial de aconchego e foi concebido como uma extensão do jantar. Além disso, é complementar para dispor mais lugares quando os moradores recepcionam amigos, além de ser o cenário ideal para conversas pra lá de gostosas depois das refeições.
A dupla também tinha na lista um dos ambientes mais requisitados dos últimos tempos: o home office. No layout antigo, a cozinha já ficava aberta para a sala, mas as arquitetas resolveram fechar um pedacinho, até o final do sofá, de forma a incorporar mais armários – sempre tão almejados! No lugar da alvenaria, executaram uma divisão com armário, que serve de fundo para o sofá. “. Outra atração foi a iluminação: além dos spots embutidos nos forros dos ambientes, a cozinha se tornou ainda mais vívida com as fitas de LED embutidas no frontão da pia.
A marcenaria é realmente a alma do dormitório. A mesma linguagem sóbria foi mantida no banheiro do casal. Para tanto, as arquitetas partiram em busca de uma combinação de elementos que ficasse elegante, mas que não agregasse o temido aspecto frio. A equação foi resolvida com o aconchego da madeira no armário da bancada e recursos de iluminação. Para dar mais amplitude ao banheiro, o armário superior foi completamente espelhado.