Realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, a primeira edição do Método de Aceleração do Crescimento (MAC), sob coordenação da especialista em finanças e precificação Beatriz Machnick, reuniu participantes de variadas regiões para aprendizados e compartilhamento de informações práticas sobre administração empresarial. Participaram profissionais de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e também dos Estados Unidos.
O diferencial do curso consistiu na experiência proporcionada com uma programação exclusiva de rodada de negócios, incluindo um tour cultural no famoso Castelo do Batel, localizado no coração do bairro de mesmo nome, em Curitiba. O compartilhamento de conhecimentos por meio de experiências inovadoras e da trajetória dos participantes marcou os melhores momentos do evento.
Conhecida por conseguir captar a atmosfera dos escritórios como um todo, Beatriz Machnick conseguiu sintetizar os seus 10 anos de trajetória em um curso sobre gestão das emoções, do tempo e dos recursos, elementos detectados por ela como os principais gargalos no desenvolvimento dos negócios. Afinal, essa tríade influencia a capacidade de lucratividade nas empresas.
“Se o empresário não estiver bem, sua capacidade administrativa do tempo estará prejudicada, levando problemas para a gestão dos recursos. É como um efeito em cascata. No curso, demonstramos, a partir de casos de sucesso, como lidar com essas questões, de olho na saúde financeira da corporação”, explica a especialista.
No primeiro dia, a abertura do Método MAC referenciou a presença dos participantes: “Foi uma emoção muito grande, considerando que, nos últimos anos, eu fui até as pessoas. Agora foi uma situação diferente: receber esses empresários na sede do BM Finance Group é gratificante”, afirma Beatriz Machnick.
O evento contou com a inauguração do novo escritório do BM Finance Goup e o anúncio da realização, no segundo semestre, do Método MAC nos Estados Unidos. Nessa linha, a presença do consultor Cláudio Garcia, atuante em Orlando, Estados Unidos, proporcionou uma visão internacionalizada de negócios. “O processo de internacionalização permite que advogados trabalhem no exterior, criando produtos financeiros. Hoje atendemos brasileiros que moram no Brasil e também fora do país, abordando, especialmente, sucessão empresarial e a dolarização de plano de carreira para os sócios ou clientes”, explica Cláudio Garcia.
Um ponto forte da programação incluiu a formação de grupos para o debate sobre o cotidiano dos empresários, o que promoveu muita interação entre os advogados. Um dos escritórios atendidos pelo BM Finance Group, o Machiavelli, Bonfá e Totino Advogados, estava presente com dois participantes.
“Nós chegamos até o BM Finance Group por causa da gestão em finanças e expertise na formação de preços. Mas foi muito interessante quando a Beatriz mostrou algo a mais, graças ao seu grande poder de percepção. A parte de gestão de emoção agregou demais aos nossos sócios e a toda a equipe. Se não gerirmos bem as emoções, não conseguiremos transmitir valor agregado para os nossos clientes e time”, explica o advogado e sócio do MBT Advogados, Rodrigo Totino.
Outro sócio do MBT Advogados, o advogado Ivan Machiavelli, ressalta o ineditismo do curso: “Nunca tinha visto um curso segmentado nesse formato. A metodologia consiste em uma ferramenta valiosa para empreendedores de qualquer ramo profissional otimizarem os seus negócios, valorizando não apenas a sua atuação, mas todo o contexto que envolve a atividade”, afirma Machiavelli.
Na ocasião, Areta Camara, advogada do escritório Sutti, foi a líder de um dos grupos. Ela comentou a expertise das ações promovidas pelo BM. “Eles trabalham de forma muito profissional e também despertam os sentidos, tirando-nos da zona de conforto. Estava muito curiosa sobre o que aconteceria, e, de fato, ficamos sabendo mais da história das pessoas que participaram. Dividi a minha trajetória e tivemos muitos aprendizados. Todo o curso consistiu em uma dinâmica que proporcionou várias abordagens”, conta Areta.
Auxiliar na jornada do negócio de empresários que estão em atividade foi outro objetivo do curso. E um desses casos específicos é o da advogada Amanda Gimenes. Ela é a empreendedora principal em sua empresa, advogando e desempenhando a parte do departamento financeiro e administrativo do escritório. Por isso, o Método MAC oportunizou que entrasse em contato com conhecimentos que serão de grande utilidade para o seu escritório. “Realmente são os detalhes que fazem a diferença, e tivemos advogados que trarão impacto, seja na questão da precificação de honorários ou na conversa financeira com o cliente, pois essas são batalhas muito grandes que travamos. Sabemos o quanto vale a nossa hora e o nosso conhecimento, mas como transmitir o valor agregado do serviço prestado não é uma tarefa simples. E é isso que quero desenvolver, esse é o diferencial que quero ter”, finaliza Amanda.
A lista de espera para a próxima edição do Método MAC, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, já está disponível. Interessados podem se inscrever no site https://www.financasjuridicas.com.br/metodomac/.
*Beatriz Machnick é professora contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença em 22 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.