Alguns optam por uma bela faxina e reorganização dos móveis e outros conseguem adquirir artigos novos, mas também há a possibilidade de investir em plantas. Para ajudar os interessados a escolherem entre tantas espécies, o jardineiro Maer José da Silva selecionou plantas de fácil cultivo que vão deixar o seu lar com mais vida.
Renda francesa: com uma folhagem fina e caules grossos, seu cultivo se faz na sombra. Pode ficar em locais com temperatura entre 20 e 35 graus, com claridade e ventilação naturais, mas nunca em exposição direta ao sol (pois pode queimar). Em dias de muito calor, demanda rega diária. É uma ótima opção para quem deseja decorar o espaço interno da casa.
Renda portuguesa: também apresenta folhagens finas e caules grossos e pode chegar a meio metro de comprimento. Deve ser cultivada à sombra e valoriza o calor e a alta umidade. É uma ótima opção para quem mora em apartamento e deseja dar mais vida para ambientes como o da sacada.
Columeia havaiana: com folhagens pequenas, ovais, com tom verde-acinzentado, a planta costuma ter flores tabulares, geralmente na tonalidade laranja. Floresce durante a primavera e permanece até o final do verão. Exige um cuidado maior no inverno, já que não gosta de temperaturas baixas ou muito vento. Perfeita para locais com luz natural e temperatura ambiente.
Columeia batom: com folhagem em ramos finos, longos e uma tonalidade verde bronzeado, adquire pequenos batons avermelhados, que florescem durante o verão. Gosta de luz forte, mas sempre indireta, e é uma ótima opção para ambientes como a sacada e para quem gosta de plantas com cores.
Chifre de veado: da família das samambaias, possui folhagens finas, textura aveludada e uma coloração esverdeada que, com o passar do tempo, torna-se amarronzada. Deve ser mantida em ambiente interno com temperaturas entre 20 e 25 graus. É uma boa opção de decoração para ambientes como a sala de estar.