No início do mês de outubro aconteceu o maior evento do setor de Turismo das Américas, a 48ª ABAV Expo & Collab. A feira ocorreu de forma presencial e online no Centro de Eventos do Ceará. A cidade de Fortaleza recebeu o evento da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) como o primeiro evento teste de grande porte.
Além dos mais de 140 expositores confirmados, o evento contou com 50 painéis e palestras visando divulgar, treinar e capacitar diversos profissionais que puderam escolher da forma presencial e on-line.
Tive o prazer de palestrar em 2018 e neste ano recebi com imensa alegria o convite de poder compartilhar conhecimento e participando desse evento que considero como o marco da retomada do turismo nacional sobre o tema de Turismo Pet Friendly
Em paralelo a Abav, também ocorreu um evento de suma importância para o Turismo Nacional, o Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo – Fornatur. O evento trouxe temas de fortalecimento do setor com a criação de metas de crescimento e sustentabilidade, bem como de novas políticas públicas para alancar ainda mais o turismo doméstico.
Considero um marco, devido as conquistas que o setor obteve na política e em projetos que até se transformaram em leis definitivas que protegem principalmente as empresas e empresários o trade.
Um marco também por consequência da queda maciça e progressiva das mortes e de casos confirmados de Covid-19 devido ao aumento dos brasileiros totalmente imunizados. Com isso, estados e municípios vêm diminuindo as restrições e adotando protocolos de segurança para a volta de muitas atividades totalmente paralisadas devido a pandemia, como os eventos, que começam a ser confirmados em todo o território Nacional, sejam eles profissionais, que é o caso da ABAV Expo & Collab, onde participei.
Segundo o novo relatório do World Travel & Tourism Councill, WTTC, mostrou que os impactos sofridos pela indústria de viagens e turismo no Brasil e no mundo em 2020. Antes da pandemia o turismo obteve crescimento em nove anos seguidos, em 2020, a economia global encolheu 3,7%, enquanto o setor de turismo teve uma queda de 49,1%.
Os gastos do turismo doméstico caíram 35,6% em 2020 e o turismo internacional 39,1.
Mostrando que teremos uma recuperação a partir do turismo doméstico, ele representou 94,4% dos gastos, enquanto o turismo internacional representou 5,6%.
O Setor de Turismo que representava 7,7% do PIB em 2019, caiu para 5,5% em 2020. Ainda com muita desconfiança as pessoas estão optando pelas viagens domésticas, o setor já vê a criação de 600 mil vagas aproximadamente até o início de 2022.
Estados e Prefeituras já se organizam para as festas de final de ano e carnaval, Rio de Janeiro por exemplo, já confirmou sua tradicional festa de réveillon, carnaval 2022 e Rock in Rio, que receberá 100 mil pessoas por dia. O setor hoteleiro também comemora e prevê 100% de ocupação nessas datas.
Todo litoral brasileiro vem trabalhando em melhorias para poder realizar suas festas com segurança.
São Paulo também começa a esboçar a redução das restrições a partir de 1 de novembro, shows em pé com grandes públicos estarão liberados, também voltam os grandes eventos de todas as categorias, como o maior evento automobilístico do Brasil, a F1 acontecerá com a presença de público.
No Sul do Brasil também temos eventos se confirmando, que é o caso do Natal Luz em Gramado que promete ser inesquecível.
Outra notícia maravilhosa e que irá gerar ao menos 42 mil empregos diretos e indiretos é a confirmação da temporada 2021/2022 dos cruzeiros na Costa Brasileira.
O Turismo Nacional enfim começa a reviver e pelo que tenho acompanhado com muito mais profissionalismo!
Quer viajar pelo Brasil e pelo mundo? Consulte sempre seu agente de viagens, ele é a pessoa certa para cuidar de todos os detalhes para que você curta ao máximo e com toda segurança sua tão sonhada viagem.
Até a Próxima Viagem!