Estilo volta com tudo e funciona em todos os ambientes

Dos objetos como vitrolas, louças, vasos, abajures, entre outros, ao mobiliário de pés palito e madeira rústica, os elementos originalmente de época ou novos, mas com estilo antigo, são cada vez mais cobiçados.

Todo esse frisson em torno das peças vintage aumentou a oferta de itens dos mais variados, incluindo os originais de época, explica Marina Zaiantchick, especialista em decoração sustentável.

Se engana quem pensa que precisa necessariamente pagar pequenas fortunas por esses itens. Marina conta que é possível garimpar verdadeiras pérolas por preços bastante atraentes. Além da questão econômica, optar pelos móveis e objetos usados é também uma escolha sustentável e consciente.

Anualmente, segundo o Instituto Akatu, são geradas 79 milhões de toneladas de lixo no Brasil. Esse montante inclui móveis que são descartados inadequadamente e, muitas vezes, em bom estado de conservação.

“O melhor móvel é aquele que já existe, que já foi fabricado, e que está em boas condições para continuar a ser útil. Quando se opta pelo móvel usado, evita-se o descarte inadequado, prolongando a vida de uma peça de qualidade, das que não se encontra mais facilmente por aí”, pontua Marina.

É inegável que os móveis mais antigos trazem um ar de exclusividade à decoração. Como são “garimpados”, ou seja, não são comprados em lojas que fabricam móveis iguais, imprimem ao ambiente um diferencial de exclusividade. ”Móveis vintage podem cadeiras, cômodas, mesas, aparadores, enfim, toda uma variedade de peças com beleza e história”, finaliza a especialista. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *