Pró e contras de investir em muitas reformas

De acordo com a arquiteta Erika Mello, em geral, os imóveis antigos possuem cômodos maiores e um valor de venda mais atrativo, diferenciando- -se dos novos, mas existem algumas ressalvas. “Imóveis mais velhos demandam intervenções e readequações de infraestrutura elétrica, hidráulica e ar-condicionado, pois a vida útil das instalações certamente já se findou. Portanto, ao optar pela reforma ou compra de edificação com esse perfil, é preciso avaliar se ele atenderá suas necessidades em relação ao uso de cada espaço e quanto custará cada mudança”, esclarece.

Em concordância com a profissional, o arquiteto Renato Andrade acrescenta que ao optar por uma moradia antiga, também é necessário verificar se todas as modificações serão permitidas. “Em muitos casos, é preciso cogitar reforços estruturais para fazer essas intervenções. Então, a decisão deve ser considerada incluindo esse contexto”, relaciona.

Como todo projeto, é fundamental seguir um planejamento com um período de antecedência. Estudar as opções, colocar as necessidades no papel e analisar os custos são os primeiros passos para avaliar o melhor cenário de investimento para o futuro comprador e proprietário. “Mais que orçar materiais e a mão de obra, nessa etapa o cliente precisa avaliar o comprometimento de sua renda e se preparar para o início da execução”, orienta Renato.

Mesmo que seja realizado um planejamento perfeito, todos precisam estar preparados para quaisquer surpresas no meio do caminho. Para isso, é indicado que o proprietário tenha ao seu lado profissionais de arquitetura que acompanhem o andamento da obra, gerenciem as equipes, resolvam os imprevistos e esclareçam todas as dúvidas do cliente.

Dependendo do estado, o novo projeto pode incorporar e dar nova vida a elementos já existentes como pisos de madeira, ladrilhos hidráulicos e até mesmo a marcenaria planejada nos dormitórios. “A questão não é apenas reaproveitar para economizar no orçamento, mas sim incorporar o charme para o estilo decorativo do projeto. Misturar o longínquo com o novo traz um quê de um décor retrô contemporâneo que está super em alta”, destaca Érika. Sem contar que podemos nos beneficiar de questões técnicas como as paredes e lajes mais espessas que permitem uma melhor absorção acústica para ouvir música ou fazer pequenos eventos sem incomodar os vizinhos.

A atenção com o orçamento norteia qualquer reforma. Entretanto, no caso de um imóvel antigo, pelos pontos já trazidos por Erika e Renato, por mais que tudo esteja previamente verificado e planejado, é impossível não esperar que gastos inesperados não sejam incluídos no desembolso financeiro.

Trabalhar com a reforma estrutural de qualquer projeto requer muito cuidado. Afinal, insumos como gás natural, elétrica e hidráulica podem ser perigosos se não forem executados da maneira correta ou com os profissionais adequados. No que tange à fiação, por exemplo, invariavelmente a substituição é primordial, tanto pela vida útil dos fios e cabos elétricos, assim como pela mudança de consumo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *