Os dez principais mercados do setor pet no mundo representaram 77% do total, com destaque para os Estados Unidos, que se mantém como o maior do mundo em vendas no varejo. Em 2020, respondeu por mais de 40% do total. O segundo lugar é a China, com 7,3% do mercado mundial em faturamento. O Brasil figura como sétimo principal mercado, com participação de 3,9%.
Internamente, no Brasil, o setor pet já havia comprovado sua resiliência em 2020, quando crescemos 15,5% em faturamento durante o primeiro ano da pandemia. Mas podemos dizer com segurança que esse movimento aconteceu nos maiores mercados do mundo todo. É uma tendência global: os pets são considerados membros da família, e por isso, as pessoas não cessam os cuidados básicos. Mesmo com um volume de bens do comércio internacional retraindo 5,3% no ano passado.
Projeção nacional 2021
Puxado pelo faturamento do pet food, o setor de produtos e serviços para animais de estimação deve chegar a um faturamento de R$ 46,5 bilhões em 2021. O levantamento do Instituto Pet Brasil projeta o valor total do ano com base no 1º trimestre, e representa uma alta de 13,8% em relação à movimentação do ano passado. O mercado pet brasileiro concluiu o ano de 2020 com um faturamento de R$ 40,8 bilhões.