Em busca de elevar o padrão dos procedimentos de segurança, sem impactar os custos operacionais do negócio, condomínios têm investido cada vez mais na terceirização de áreas como portaria e recepção, essenciais para o controle efetivo de acesso às áreas destes empreendimentos.
Para que o trabalho desenvolvido seja realizado adequadamente, é preciso contar com profissionais capacitados e devidamente treinados para tais funções. “E é aqui que a terceirização cumpre seu papel. As empresas especializadas ficam com a responsabilidade de contratar, treinar, avaliar e reciclar os profissionais envolvidos, eliminando, por exemplo, problemas com a necessidade de reposição de funcionário quando há faltas nas equipes”, explica Erasmo Prioste, especialista em serviços de vigilância patrimonial, tecnologia em segurança e facilities.
Controle de acesso mais eficiente
Controlar quem entra e sai de um condomínio é fundamental para garantir a segurança pessoal e patrimonial. Logo, é muito importante contar com profissionais qualificados para realizarem os serviços de portaria e recepção. Entretanto, como selecionar pessoas que possuam os conhecimentos e as habilidades necessárias para desempenharem tais funções? “Com uma empresa especializada em gestão de processos e pessoas cuidando destas áreas de uma empresa ou condomínio significa mais segurança e a garantia de que profissionais devidamente treinados e capacitados para realizar as atividades de controle de acesso”, destaca Prioste.
Despreocupação com leis trabalhistas
Um dos motivos que fazem as empresas repensarem o formato em que são realizados os serviços de portaria e recepção é o financeiro. Isso porque existem vários encargos e direitos trabalhistas que elevam os custos na folha de pagamento. Com a terceirização, a empresa reduz as preocupações com questões como salário, benefícios (férias, vales transporte e refeição e 13º salário), despesas trabalhistas e rescisórias. etc.
Contratações assertivas
Não é fácil contratar profissionais qualificados, ainda mais quando falamos em serviços de portaria e recepção. Junto a isso, é preciso dedicar tempo para treiná-los e orientá-los no dia a dia. Com a terceirização, toda a parte de recrutamento e seleção é realizada por uma equipe especializada, que tem claras as exigências e habilidades necessárias para tais funções.
Agilidade na substituição de profissionais
Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. Um funcionário pode, por exemplo, ficar doente ou ter que se ausentar por motivos pessoais. Além disso, ele tem direito a férias e pode, de um dia para o outro, pedir demissão. Em todas as situações acima, é preciso buscar um substituto para que o local não fique desprotegido.
Trabalho supervisionado
As empresas que oferecem serviços de portaria e recepção costumam contar com supervisores, profissionais dedicados a avaliar in loco o desempenho das equipes e a satisfação do cliente. Erasmo Prioste conta que ao terceirizar as atividades, a gestão do cliente ganha eficiência, produtividade e efetividade, uma vez que contam com suporte especializado para reorientação das tarefas, quando necessário, e por manter o colaborador motivado e satisfeito.
O gestor detalha ainda que a segurança comercial nas relações estabelecidas em contratos de terceirização depende de alguns fatores, como competência em gestão de recursos e pessoas e idoneidade da contratada são primordiais para evitar que o contratante sofra impactos provocados, por exemplo, por questões trabalhistas. É essencial que o cliente acompanhe de perto as atividades, exigindo inclusive a prestação de contas de pagamentos, férias, e demais benefícios dos profissionais alocados. Caso a empresa prestadora não cumpra com todas as obrigações, o tomador de serviços será co-responsabilizado na justiça, independentemente do que estiver escrito no contrato de prestação de serviços.