Após o adiamento em 2020, o evento ocorre excepcionalmente em 2021, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, mas com grandes expectativas por todos! Como esta edição acontece no Japão, os horários das competições ocorrerão em horários bem diferentes dos habituais para os brasileiros – com boa parte das transmissões durante à noite, madrugada ou pela manhã. Para garantir o máximo de conforto e diversão para toda a família, alguns arquitetos compartilham dicas para tornar todos ambientes da casa perfeitos para curtir os jogos pela TV ou internet. Confira!

Salas de Estar e TV
“As Olimpíadas vão começar e nada como um sofá confortável, de preferência com encosto mais alto, para iniciar a diversão de acompanhar os jogos com a família. Uma sala de TV com uma boa acústica, som ambiente e iluminação adequada também ajuda a entrar mais rápido no clima da maior competição esportiva do mundo”, afirmam as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura. Para a também arquiteta Karina Korn, “um pufe ou uma mesinha lateral é providencial para apoiar as comidinhas escolhidas para acompanhar e segurar a ansiedade, principalmente durante os eventos com a delegação brasileira”.

“Alguns elementos da decoração podem contribuir bastante com a sensação de bem estar. Luzes indiretas, tapetes felpudos, almofadas gostosas, mantinhas no sofá e lareiras ecológicas são ideias para esses momentos”, indica a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura. Outra dica interessante, agora do escritório Corradi Mello Arquitetura, “é a inclusão de cortinas blackout na sala de TV, pois impedem a passagem de luz externa para o ambiente.



Áreas Externas e Varandas
“Como estamos no Inverno, para quem prefere ver os jogos em áreas abertas da casa, como varandas, terraços e quintais, é legal deixar cestos com algumas mantinhas, para as pessoas que sentem mais frio. Com um grande banco no deck e várias cadeiras confortáveis, temos diversos lugares para as pessoas sentarem em frente à TV, tomar alguns drinks e saborear alguns aperitivos durante os jogos. Colocar algumas almofadas também é uma dica para deixar o ambiente ainda mais confortável. Acenda as luzes indiretas, como as arandelas e luminárias de mesa, então crie uma atmosfera muito mais acolhedora e convidativa”, aconselha a arquiteta Luciana Ballio.



Quartos e outros cantinhos de descanso
Como grande parte dos eventos ocorre à noite e de madrugada, o quarto será um dos protagonistas das Olímpiadas deste ano. Por isso, investir em um espaço para a TV no quarto é uma excelente ideia para conferir tudo diretamente da cama.



Iluminação
A Yamamura, maior megastore de iluminação na América Latina, representada pela especialista de Design e Tendência, Gabriela Yokota, traz algumas recomendações para utilizar as luzes corretas enquanto os jogos estão rolando: “Para que o entretenimento fique ainda mais prazeroso, uma boa ideia é investir em uma iluminação inteligente, que faz toda a diferença na integração da imagem, som e luz. Dessa forma, cada conquista se torna muito mais especial e, a torcida fica imersa no universo do evento, trazendo diversão e muita alegria para todos da casa. As luzes RGB trazem esse ar despojado e cheio de personalidade para áreas sociais. Já para os ambientes de descanso e relax, vale optar por luzes de temperatura branco quente (2400K a 3000K)”.
Home Office com TV
Para quem gosta de trabalhar ou estudar até mais tarde, pode aproveitar para acompanhar os Jogos Olímpicos durante à noite, ou até mesmo de madrugada no conforto dos mini escritórios adaptados em casa.




Cozinha
Por fim, para quem quiser preparar as refeições sem perder nenhum lance dos jogos, uma boa pedida é ter uma TV na cozinha ou área gourmet de casa.

