O Turismo Pet Friendly deixou de uma tendência para ser realidade mundial. No Brasil, a busca por viagens Pet Friendly antes da pandemia já estava em franco crescimento, tanto é que muitas redes hoteleiras e Resorts estão se adaptando para receber esse novo público.
Muitos lugares que antes nem imaginávamos levar nossos amigos de quatro patas agora aceitam sua entrada. Hoje temos sessões especiais de cinema com sonorização especial para que seu companheiro fique confortável para curtir aquele filme.
Para que sua viagem com seu AUmigo seja feita com tranquilidade e que todos aproveitem da melhor forma, temos que ter planejamento.
Hoje a coluna trará dicas para você que não se desgruda de seu pet e quer ele com você, aonde você for!
A primeira coisa que temos que ver é se a carteira de vacinação do seu pet está em dia. Para viagens dentro do território nacional é obrigatório a apresentação do documento original em mãos.
Para viagens que seja utilizado a contratação de transporte (avião, trem, ônibus), é também obrigatório o atestado de saúde feito por um veterinário, além de ser mais uma segurança para você, que terá certeza de que seu pet está saudável e apto para a viagem.
Documentação em dia, temos que analisar se o pet está preparado para uma viagem!
Ele nunca viajou? Não costuma andar de carro e muito menos dentro de caixa de transporte? Então essa viagem tem uma chance de trazer stress para ele e para você!
Muitos adestradores têm treinamentos específicos para adaptar o pet para uma viagem seja ela de avião ou por meio terrestre, vale muito a pena uma avaliação e consulta.
Para facilitar a adaptação do pet na viagem, é recomendado levar sempre a caminha, alguns brinquedos preferidos e se possível, alimentar e passear com ele nos mesmos horários habituais, para que não saia totalmente da sua rotina!
Bom, já falamos das obrigatoriedades de documentação e recomendações para o antes da viagem, falaremos agora sobre os meios de transporte e hospedagens.
Para viagens aéreas, a única regra que se aplica a todas que atuam para voos domésticos, ou seja, dentro do território nacional é a apresentação da carteirinha de vacinação e do atestado médico como já mencionamos. Não existe uma lei específica, então as demais regras é por conta de cada empresa. Sempre válido consultar as regras de cada empresa antes de seguir com seu planejamento.
Para que seu pet embarque junto com você no mesmo voo, temos duas situações distintas:
1 – Dentro da cabine: existe um limite de peso e tamanho do pet, além de regras da caixa de transporte;
2 – No porão: quando seu pet excede o tamanho ou o peso permitido a bordo ele é embarcado no porão como carga viva, também há regras de caixa de transporte, tamanho e peso, além de proibições de raças específicas. Para o transporte rodoviário, só é permitido o embarque do pet a bordo, em caixa de transporte junto com você. Não existe a possibilidade de acomodar no bagageiro. Sendo assim, as empresas rodoviárias limitam o embarque para pets de pequeno porte. Exceto cão guia.
Se você vai viajar de carro, além da caixa de transporte, a lei permite seu pet estar fixado ao cinto de segurança do veículo. Existe hoje no mercado pet várias opções de peitorais que já vem com o fixador para o carro.
Na mesma linha de regras atuam os hotéis. A maioria impõe um limite de peso e até mesmo raças. Essas regras irão variar muito pelo estilo, localização e proposta do hotel, por exemplo:
Hotéis fazenda e resorts de praia costumam ter uma flexibilidade muito maior na aceitação do seu pet que hotéis de cidade.
Normalmente é aceito um pet por apartamento, e em sua maioria, existe uma classe específica de quarto para a hospedagem.
A notícia boa para quem gosta de curtir momentos inesquecíveis com seu pet em suas viagens é que cada vez mais hotéis no Brasil vem aceitando e entendendo esse novo nicho de clientes. Transformando a experiência em se hospedar com seu pet com todo carinho e atenção que eles merecem.
Alguns hotéis criaram áreas de lazer só para os cães, outros tem mimos como biscoitos com seus nomes, lanchinhos de sua preferência, caminhas e brinquedos nos quartos, etc.
Outros oferecem serviços de passeador, tosa e banho e até consultas veterinárias dentro do próprio hotel.
Outro ponto positivo que favorece as viagens Pet Friendly hoje é de termos muitas opções de restaurantes, passeios, shoppings, museus e parques que aceitam a entrada de pets.
O que sugerimos é sempre observar todas as regras antes de adquirir qualquer serviço e sempre buscar um agente de viagens especializado.
Gostou das dicas? Vamos pôr os pés e as patinhas na estrada?
Procure sempre uma Agência de Viagens, existe empresas especializadas em viagens Pet Friendly.