Sua próxima viagem

Pessoal, hoje vamos falar sobre vacina x turismo, o quanto é importante a vacina para voltarmos a viajar por esse mundão a fora!

Mesmo sem vacina, hoje é possível o brasileiro viajar para 93 países (informação do dia 27/04 fornecida pelo IATA que pode sofrer alteração a qualquer momento). O importante frisar que cada país apresenta regras para adentrar em seu território, antes de comprar sua viagem verifique tudo para que sua viagem ocorra de forma tranquila. Normalmente as exigências são o teste PCR negativo 72h antes do embarque e o preenchimento de formulários.

Com o avanço da pandemia o mundo se fechou para o turismo e somente com a vacinação em massa teremos uma volta mais próxima do normal, alguns países começaram a reabertura gradual para os turistas estrangeiros. A Espanha por exemplo, anunciou a abertura para turistas de todo o mundo já vacinados com as duas doses a partir de 07/06, no caso dos brasileiros, serão aceitos somente os vacinados com a Pfizer e AstraZeneca, que são os imunizantes aprovados pela União Europeia.

Os Estados Unidos anunciaram no começo de maio que abrirá suas fronteiras para estudantes estrangeiros e inicia também os planos de abertura para o turismo.

Muitos países já estão flexibilizando suas restrições com a imunização da sua população em grande escala, é o caso dos Estados Unidos e Israel, que inclusive não exige mais o uso de máscaras para quem já tomou a segunda dose da vacina e vivem a expectativa de voltarem a vida normal após a metade deste ano.

Por outro lado, o Brasil como outros países mais pobres, estão longe de vacinar a porcentagem da população necessária para controlar a pandemia, e o aparecimento de novas variantes deixam o mundo todo apreensivos perante a eficácia das vacinas devido as mutações do vírus.

Com um número muito abaixo do desejado de vacinas e vacinados e a falta de engajamento por parte do Governo Federal em mudar essa situação, o Brasil agoniza com os efeitos do Covid 19, principalmente os setores de turismo, hotelaria, gastronomia e entretenimento.

Hoje os líderes mundiais discutem a possibilidade da quebra das patentes das vacinas para que haja uma aceleração da vacinação mundial e com isso reestabelecer e salvar muitos setores essenciais para que a economia mundial não entre em colapso.

Enquanto isso não acontece e a vacinação no Brasil caminha em passos lentos muitos brasileiros com grande poder aquisitivo estão buscando a vacinação em outros países. A Rota mais procurada é a quarentena no México por 15 dias, para poder entrar nos Estados Unidos e assim receber as doses da vacina ofertadas pelo país.

O chamado turismo de vacina escancara ainda mais a diferença entre ricos e pobres no Brasil, enquanto uns gastam em torno de R$ 50.000,00, outros nem saneamento básico possuem.

O que nos resta é esperar os próximos capítulos, eu, por ter diabetes e estar dentro do grupo prioritário de comorbidades já tomei a primeira dose e aguardo ansioso não só pela minha segunda dose, mas também para que toda a população mundial, independente de raça e de sua religião seja vacinada.

A Anvisa ainda estuda a aprovação de algumas vacinas e temos também algumas entidades nacionais com estudos avançados para fabricação de vacinas 100% nacionais.

Enquanto isso ainda podemos explorar o turismo regional, que nos oferece muita segurança para viajar sem colocar em risco nossa saúde.

Continuem com todos os protocolos de prevenção, mantendo o distanciamento, usando máscara e se higienizando com álcool em gel.

Que Deus proteja a todos nós e até a próxima coluna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *