Sua próxima viagem

Alguém sabe de qual cidade estou falando? Estou falando de Foz do Iguaçu, localizada ao extremo oeste do Estado do Paraná, com população aproximada de 265 mil habitantes.

Segundo a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a cidade é a terceira mais visita por turistas estrangeiros do Brasil. Rio de Janeiro e Florianópolis estão em primeiro e segundo lugar respectivamente.

Tendo uma importância por fazer parte da tríplice fronteira, junto com a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina e a cidade Paraguaia de Ciudad del Este. Tem como característica sua diversidade cultural, são mais de noventa nacionalidades na cidade, sendo suas maiores comunidades estrangeiras vindo dos países do Paraguai, Argentina, Líbano e China.

Sua economia tem como base o turismo, se destacando o comércio e serviços, muito procurada pelas suas belezas naturais, o atrativo mais conhecido são as são as Cataratas do Iguaçu, que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Criado pelo Decreto Federal nº: 1.035 de 10 de janeiro de 1939, e em 17 de novembro de 1986 em Conferência Geral da Unesco o Parque foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade.

o Parque Nacional Iguaçu mesmo fechado por praticamente quatro meses devido a pandemia recebeu em 2020 a marca de 658.367 visitantes. Possuí 185.000 hectares das últimas florestas de Mata Atlântica do Brasil e é a maior floresta pluvial subtropical do mundo.

Outro atrativo imperdível é o Parque das Aves, um zoológico onde é permitido entrar nos viveiros e percorrer suas trilhas de 1.400,00. O passeio dura em torno de 2 horas e além das 900 aves de 130 espécies o turista também poderá apreciar a área de répteis e o borboletário, encontrando animais como jacarés, sucuris, jiboias, saquis e borboletas multicoloridas.

Com tantas belezas naturais a cidade se destaca com sua fauna e flora, trazendo muitos turistas em busca do ecoturismo, ecoaventura e esportes náuticos.

Mas não é só de natureza que vive o turismo da cidade! Considerada como a Obra do Século e uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Central Hidrelétrica de Itaipu começou a ser construída em 1974 e em 1984 começou a gerar energia.

Além do passeio programado da Usina, o turismo pode visitar o Ecomuseu, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro, o Refúgio Biológico Bela Vista, Furnas, o Lago de Itaipu e a Iluminação da Barragem. Ainda você pode dar sorte de quando estar em visita, presenciar a abertura dos vertedouros, que acontece quando a barragem está muito cheia.

Vamos as compras? Quem nunca ouviu falar em compras no Paraguay? Ligada pela Ponte da Amizade, o limite de compra hoje é de U$ 500,00 por pessoa, passando deste valor existe uma taxa para pagar, além disso existe restrições sobre quantidade de cada produto e até mesmo sobre o tipo de produto. Existem muitas excursões rodoviárias para esse tipo de viagem ofertados por agencias de turismo do Brasil todo.

Também o Duty free do lado argentino traz muitas ofertas interessantes.

Culturalmente a cidade é muito atrativa, visitar a Mesquita, o Templo Budista, a Igreja Matriz são visitas obrigatórias.

Sua gastronomia típica é muito apreciada também, com a grande variedade de peixes de água doce, especialmente o dourado e o surubim, o dourado assado aberto e o prato típico “Pirá de Foz´´, feito de surubim, ele foi eleito o melhor prato em um concurso local.

Para finalizar seu polo hoteleiro é um dos mais completos do Brasil, oferecendo hospedagens para todos os gostos e bolsos, desde pousadas a resorts de luxo.

Foz do Iguaçu respira turismo o ano inteiro, vale muito a pena conhecer, e para quem já conhece, por que não voltar? Para mais informações de valores de pacotes, consulte sempre seu agente de viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *