O edifício Arbo Cabral recebeu a Certificação GBC Brasil Condomínio nível Ouro, desenvolvido pelo Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável. O selo é concedido assim que acontece a entrega da obra, consolidando a verificação de todos os processos, materiais aplicados, equipamentos e forma de funcionamento do edifício.
Na prática, significa que o Arbo Cabral atingiu com sucesso 69 pontos e atendeu a uma série de exigências técnicas, que vão desde a redução de resíduos poluentes e emissões de gases durante a obra até a criação de ambientes mais saudáveis e produtivos para os moradores. “O modelo de construção deve proporcionar a redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação, assim como garantir total conforto, saúde e bem-estar para as pessoas que vão ocupar o espaço”, afirma o diretor da MDGP, Marlus Dória.
Entre as soluções para o empreendimento destacam-se o uso de vidros de melhor desempenho térmico; espaço de lazer coberto com telhado verde, simulação energética que prevê 30% de redução do consumo de energia; fachada de controle solar – envidraçada com a utilização de vidros de alta tecnologia, “filtrando” raios solares; reuso e redução do consumo de água em 27,4%; uso de materiais reciclados; uso de madeiras de reflorestamento; e infraestrutura de automação e de aspiração central.
Legenda – O condomínio Arbo Cabral foi reconhecido pelo alto desempenho e pelas práticas de construção sustentável – Foto: Divulgação