Dicas para acertar na combinação

Elas têm o poder de remeter as situações diversas, sendo intenção ou não, contribuindo com tudo em nossa volta. Além disso, há quem se preocupa em ter em casa o que há de mais novo e as principais tendências de cores, desde um tom mais neutro para quem procura algo tradicional, caminhando por opções vibrantes ou ousadas a fim de cativar o olhar de todos. Mas afinal, há cores certas para cada ambiente?

De acordo com as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, existem as cores mais adequadas para cada situação, que elas explicam e exemplificam em várias dicas. “As cores nos causam fortes e reais sensações, nos influenciando psicologicamente. Elas podem mudar a perspectiva de um usuário sobre um ambiente e devem ser pensadas de forma coerente em cada espaço”, explica a arquiteta Paulo Passos. Para isso, é importante escolher a ideal de acordo com o que deseja transmitir no ambiente, mas sem deixar de lado a personalidade almejada pelos moradores.

Apesar da tendência e cores que estão em alta serem importantes em uma nova decoração, ela precisa transmitir traços de sua personalidade, sendo em elementos, cores ou texturas. Para isso, os ambientes devem ser pensados de forma completa na hora da concepção geral do projeto.

A estação do ano pode contribuir positivamente com a paleta cromática à sua escolha! Como estamos no outono, vale apostar em tons terrosos como o marrom ou diversificados tons de verde. “Acreditamos que as nuances mais sóbrias e aconchegantes são grandes tendências para o outono, já caminhando e preparando os espaços para o inverno. Temos os beges, off White, tons de cinza trazendo equilíbrio e tons com o rosa velho, laranja queimado, vermelho mais fechado e o verde musgo colorindo suavemente as bases”, sugere a arquiteta Danielle Dantas. A estampa xadrez também pode ser explorada de forma muito charmosa em capas de almofadas ou capas de sofás, toalhas de mesas ou aplicadas em barras de cortinas, segundo Paula Passos. Para ela, móveis de madeira numa pegada rústico chic sugerem calor e aconchego e são fortes candidatos aos queridinhos de outono.

De acordo com Paula Passos e Danielle Dantas, a escolha do tom em cada ambiente vem muito de suas sensações e isso se dá por conta da psicologia das cores

Conheça mais sobre algumas delas e qual cômodo usar.

 

Verde: simboliza saúde, esperança, harmonia, renovação, natureza. Tendência forte há alguns anos e se mantem em alta, ele remete às nossas memórias da natureza. É um forte elemento para a decoração e muito indicado para quartos, varandas e salas. Em 2021, aparece mais no tom militar e oliva. Se harmoniza com neutros e terrosos, deixando os ambientes aconchegantes e sofisticados.

Azul: está associado a espiritualidade, reflexão, paciência, serenidade, tranquilidade. Remete às sensações de bem-estar, além de estar ligado as tendências tecnológicas e a sensação de higiene. Bem-vindo em banheiros e quartos pela calma e tranquilidade, mas é uma cor que pode ser usada em vários outros ambientes.

Vermelho: traz energia, alegria, criatividade e entusiasmo. Todas suas variações são fortes apostas para 2021, desde os mais vivos até os mais fechados, passando pelo bordô. Apostar nessas alternativas é buscar um destaque especial. Usada de forma equilibrada, alcança resultados surpreendentes. Cozinhas com vermelho são puro charme e alegria.

Amarelo: simboliza alegria e deixa as áreas despojadas. Pode ser adotado em diversos tons desde mostarda até o amarelo vivo. Você consegue usar em salas, áreas externas e áreas de lazer. Em ambientes mais escuros ajuda a iluminar o local.

Branco: remete a paz e tranquilidade, resultando em amplitude. É uma cor extremamente versátil que pode estar em qualquer ambiente como base neutra para o uso de outras cores em conjunto.

Preto: simboliza formalidade, seriedade e elegância. É bem-vindo em todos os ambientes, sendo considerado uma cor clássica, que combina com diversos estilos. O ideal é ser usado sem exageros e combinando com outras cores mais claras e vibrantes.

Cinza: variação mais leve do preto, ele possui uma gama infinita de tons. É neutro, atemporal e muito usado como base dos ambientes.

Legenda –  O verde quebra a predominância dos tons claros e dos materiais naturais, revelando uma nuance bem clarinha, equilibrada com as almofadas estampadas – Foto: Maura Mello

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *