Ter uma área de lazer completa permite que as famílias se divirtam sem precisar sair de dentro do condomínio, facilita a interação e socialização das crianças, e faz com que os adultos ampliem suas redes de contatos por meio do uso das áreas comuns. Além disso, esses espaços valorizam o imóvel na hora da venda. Dentre as opções de diversão para adultos e crianças estão playground (parquinhos externos), brinquedoteca e salão de jogos.
De acordo com Percila Paloma, gerente de novos projetos e marketing da Nogueira Brinquedos, o playground ou parquinho no condomínio é fundamental como forma de lazer saudável para as crianças. “Sabemos que com as novas tecnologias, é difícil tirar a criançada da frente das telas do tablet, celular e computador, esses espaços são excelentes opções de diversão ao ar livre, sem contar que faz com que as crianças se movimentam, contribuindo para o domínio das habilidades físicas como força, equilíbrio e coordenação motora, proporcionando a elas desafios e interação”, afirma.
A brinquedoteca está entre os itens mais cobiçados pelas famílias, o espaço lúdico e encantador oferece entretenimento aos pequenos e segurança aos pais. “Os brinquedos mais pedidos pelos administradores ou responsáveis por projetos nesta área, são Kid Play ( brinquedão), área baby, quiosques cenográficos e mesinhas interativas, que promovem diversão para garotada e tranquilidade aos pais ”, destaca a profissional.
Já o salão de jogos, é um local ideal para adultos e crianças, estimula a convivência entre eles e pode ser aproveitado nos dias de chuva ou no finalzinho da tarde, após um dia cansativo e estressante de trabalho, proporcionando momentos de interação e entretenimento de familiares e amigos.
Neste tipo de ambiente costumam ficar eletrônicos como multijogos- fliperama com mais de 500 jogos clássicos, trio kids – air game, basquete e multijogos tamanho infantil, futirama e Pebolim – Arena Gol. Há ainda a opção de jogos de tabuleiro como dama, xadrez, dominó e outros.
LEGENDA – Payground ou parquinho no condomínio é fundamental como forma de lazer saudável para as crianças – Foto: Adolpho Carlos Lindenberg