Truques ampliam conforto em espaços compactos

Mas, isso não é mais um problema. O planejamento do espaço, a escolha certa dos móveis e aquela ajudinha de um profissional em arquitetura são o caminho para a realização do sonho da moradia perfeita, mesmo em apartamentos compactos, que se tornaram a vedete do mercado imobiliário por estar alinhados ao conceito de vida mais dinâmico da população.

A tendência do mercado é fazer com que seja aproveitado todo espaço disponível de forma eficiente, mas sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Para isso é importante que o layout do ambiente interno consiga corresponder a máxima utilização do espaço, mas também consiga atender as preferências do consumidor, que está cada vez mais exigente. O planejamento dos espaços é orientado por três conceitos: integração, amplitude e flexibilização.

Caroline do Valle, arquiteta, sugere alguma dicas.

O uso de acartonado é uma boa ideia para permitir maior flexibilização dos projetos dos ambientes internos. Ainda pensando na divisão de ambiente em um mesmo espaço ou na integração deles, o uso de divisórias em vidro está em alta. Um espaço de quase unânime rejeição nos apartamentos são as áreas de serviços. Para isso, a solução encontrada foi construir um espaço camuflado.

Em um espaço compacto, eletrodomésticos tradicionais podem dar a sensação de sobreposição ou empilhamento sob os móveis. Para solucionar esse problema, as principais marcas passaram a fabricar itens que podem desaparecer em meio aos móveis e à decoração da casa. Essa dica é infalível para o ganho de espaço. Na cozinha, coifa, fogão, forno, microondas e lava-louças desaparecem nos móveis planejados.

A tendência é que os móveis integrem ainda mais a decoração e, muitas vezes, passem despercebidos aos olhos das pessoas. Um exemplo é a não utilização de puxadores. Nas cozinhas, eles desaparecem das portas, gavetas e basculantes. Mas, ainda podem existir, como nas gavetas dos Closet, mas a preferência é para modelos retilíneos, que são colocados nas extremidades de cada gaveta.

Prateleiras abertas foram utilizadas por muito tempo para a acomodação de objetos, seja nos quartos, escritórios, banheiros e até na cozinha. Contudo, esse design que avança para o ambiente pode trazer o desconforto, ainda mais em lugares compactos. A dica é o uso de nichos embutidos que vão dar a sensação de mais aconchego. Além de ser esteticamente mais bonito, os nichos são peças que melhor exploram o uso do espaço.

A escolha das cores que vão ser utilizadas em um ambiente vai depender do tipo de cena que se pretende criar. A dica para dar mais amplitude aos ambientes compactos é o uso de tons pastéis. Essa dica já é bem conhecida. Mas, quanto elas se juntam a tons amadeirados, elas revelam um lugar com mais conforto e aconchego. A ideia é mesclar tons claros com superfícies de madeira nas paredes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *