Memória de Curitiba
O projeto Rosto da Cidade da Prefeitura já recuperou com pintura nova e antipichação 26 imóveis públicos e 80 particulares no setor histórico da cidade. Espaços como o Palacete Wolf, Cinemateca, Capela Santa Maria, Solar do Barão entre outros prédios de valor histórico e cultural da cidade foram contemplados com melhorias de fachada. Na Praça João Cândido, o Belvedere, símbolo do art nouveau em Curitiba, uma construção da década de 1910 que estava abandonado por anos, foi completamente revitalizado e ocupado pela Academia Paranaense de Letras.
Restauração de capela e ruas
Outro prédio histórico que foi recuperado data de 1895 e faz parte do Patrimônio Cultural de Curitiba. A Capela Nossa Senhora da Glória foi restaurado através da Lei Municipal do Potencial Construtivo. Além da edificação de 182 metros, foram recuperadas as áreas externas (jardins e passeios) e recebeu também rampas de acesso e elevador junto ao portão principal, atendendo a legislação de acessibilidade. Obras de mobilidade na Rua Voluntários da Pátria, nas calçadas da Rua São Francisco e acessibilidade no Largo da Ordem integram o pacote do Rosto da Cidade para valorizar os pedestres, potencializar o comércio e atração turística e de lazer nesses trechos.
Mestres calceteiros
Na Rua Voluntários da Pátria o trabalho de revitalização foi feito das mesmas mãos caprichosas dos irmãos e mestres dos mosaicos portugueses Sebastião e José de Souza. Junto com outros calceteiros, eles reconstruíram o petit-pavé que fizeram na mesma via há quase 50 anos. Um dos primeiros e dos muitos trabalhos feitos pelos irmãos na capital paranaense.
Passeio Público renovado
O Passeio Público passou por uma grande obra de revitalização e recebeu obras de infraestrutura, paisagismo e iluminação especial. Foram plantadas 40 mil novas flores, 120 mudas de árvores nativas e toda a área gramada foi recuperada. No lago foi instalado um deck de madeira. Passeio também ganhou reforma e pintura em todas as dependências incluindo banheiros e recintos dos animais.
O charme do cinema de rua
O antigo quartel do exército da Rua Riachuelo construído em 1930 foi transformado em cinema de rua, equipado duas salas de cinema (Cine Ritz e Cine Luz, homenagem aos dois tradicionais cinemas de rua do Centro), e estrutura para formação audiovisual e inovação na área da economia criativa.
Praças e ruas bem cuidadas
O Bosque Portugal, que fica entre o Bacacheri e o Jardim Social, recebeu 123 postes com lâmpadas LED no entorno da pista de caminhada. Em 2019 também foram revitalizadas as praças 29 de Março, nas Mercês. Também nas Mercês, a Himeji depois de 30 anos foi totalmente remodelada, incluindo reforma do piso ao teto do Pagode Japonês que identifica o local.
Uma série de melhorias transformou a Praça Brigadeiro Mário Calmon Eppinghaus em uma das estrelas do bairro Juvevê. O ponto de encontro recebeu pavimentação dos espaços de caminhada e a reforma das escadas laterais.
Reformas envolveram também a manutenção do relógio da Praça Osório, que estava parado há quatro anos. A praça ganhou 3 caixas para abelhas nativas sem ferrão, uma Estação de Ginástica em aço inox e revitalização do entorno da cancha polivalente.
A Prefeitura também fez a limpeza dos painéis da praça 19 de Dezembro e da Travessa Nestor de Castro, despiche do Farol da Praça da Espanha e conserto e pintura da fonte, além de revitalização do bosque João Paulo II.
Simbolizando os laços culturais e de amizade entre Curitiba e o povo chinês, a Prefeitura criou o Largo da China no jardinete das ruas Deputado Mário de Barros com a Marechal Hermes, no Centro Cívico. Foram plantadas 20 mil flores no local que abriga a estátua do filósofo chinês Confúcio (551 – 479 a.C), doada pelo governo da China.
Jardim Botânico, o xodó dos turistas
Visitado por mais de 1 milhão de pessoas todos os anos, o Jardim Botânico recebeu uma série de reformas. A estufa do Jardim Botânico foi completamente renovada: mais de mil peças de vidro foram trocadas e 16,3 mil metros de borrachas de vedação foram substituídos. Esquadrias e estruturas metálicas do piso e do mezanino, escadas e calhas foram recuperadas. Foi feita também limpeza interna externa, pintura e implantação de novos corrimões, troca de todo sistema elétrico e luminárias. Foi implantado o setor Araucárias do Mundo e o Velódromo ganhou reforma da pista com conserto das rachaduras do piso e reforço da pintura de sinalização para a prática do ciclismo.
Bondinho voltou a ser cartão-postal
Depois de sofrer com a depredação, o tradicional Bondinho da Rua XV passou por obras de restauro e melhorias e foi devolvido ao povo de Curitiba. Conhecido cartão-postal da cidade, o espaço retomou as atividades como Bondinho da Leitura, posto de atendimento para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, desenvolvidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Combate às enchentes
A Prefeitura investiu em obras de prevenção a alagamentos em toda a cidade e nos bairros da Regional Matriz não foi diferente. No Rio Juvevê, as equipes implantaram galerias de detenção em concreto com estruturas de controle de vazão de água (vertedouros), galerias celulares e obras de drenagem e saneamento complementares no Cabral, Hugo Lange, Alto da XV e Cristo Rei.
No Rio Pilarzinho, a Prefeitura executou obra de perfilamento no trecho entre a rua Júlio Perneta e o Rio Belém, ao longo de 920m nos bairros Mercês e Bom Retiro. Já na Rua Dias da Rocha Filho entre as ruas Camões, Schiller e Flávio Dallegrave, no Alto da Rua XV, foi implantado Túnel Linner sob a Linha Férrea e galeria de águas pluviais.
Na Rua Desembargador Westphalen com Avenida Visconde de Guarapuava, a Prefeitura vai implantar uma galeria de águas pluviais. E na Rua Vitorino Kaviski, no Bigorrilho, foi feita uma cabeceira para ponte de concreto pré-fabricado no Córrego Campina do Siqueira.
Espaço de hidroginástica revitalizado
Atendendo pedido formulado pelo programa Fala Curitiba, o prefeito Rafael Greca determinou a reforma do espaço da hidroginástica da US Ouvidor Pardinho. São 1.400 alunos atendidos no Centro de Atividades Físicas da Ouvidor Pardinho.
Ruas e pontos turísticos mais iluminados
Nas ruas da regional foram implantadas 5.572 lâmpadas de LED, que dão maior luminosidade e são mais econômicas. Além de se preocupar com a melhoria da iluminação das vias públicas, o Departamento de Iluminação também se dedicou a valorizar a arquitetura de edificações e monumentos. Desde 2017 já foi implantada iluminação cênica em 36 locais.
Mutirão promove a mulher
A Prefeitura promoveu em 2019, o mutirão Curitiba Mulher. Serviços gratuitos de beleza, saúde, qualificação profissional e orientações contra violência doméstica levaram aproximadamente 2,7 mil mulheres à Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa.No espaço Beleza da Mulher, as participantes fizeram corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, tratamentos estéticos e massoterapia.
LEGENDA – Visitado por mais de 1 milhão de pessoas todos os anos, o Jardim Botânico recebeu uma série de reformas – Foto: Divulgação