Problemas de pele que incomodam cães e gatos

Outros pontos que servem de alerta são perda de pelo em regiões específicas ou mau cheiro. Nesses casos é importante levar o cão ou gato ao veterinário para investigar melhor as causas que podem ser as mais diversas.

A médica veterinária Brana Bonder aponta alguns fatores que podem afetar a pele dos cães e gatos.

Pulgas ou parasitas: é comum que eles causem bastante irritação de pele. Uma única mordida de pulga pode causar muito desconforto ao animal fazendo com que ele se coce ou se morda no local e alguns animais podem desenvolver alergia a picada de pulgas e carrapatos.

Alergias ambientais: aqui podemos incluir alergias a pólen, esporos de bolor ou partículas de poeira. Esses alérgenos podem causar irritação na pele do animal em locais como a face, orelhas, as patas e a base da cauda.

Alergias alimentares: assim como os humanos, os animais também desenvolvem sensibilidades alimentares com relação a certos tipos de proteínas no alimento e que refletem em sinais dermatológicos.

Infecções: infecções bacterianas ou fúngicas podem afetar a pele também. São diversas as causas, então vale ficar de olho em feridas, cortes, áreas sem pelo ou vermelhas que são pontos que indicam potenciais áreas de alteração.

LEGENDA – Fique atento aos sinais para evitar problemas mais graves
Foto: Pixabay

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *