O primeiro passo será a instalação de duas novas unidades, com 40 casas cada, em cidades paranaenses já em 2021, como piloto dessa parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), sendo 50% do investimento custeado pelo governo estadual e 50% pela União.
O Viver Mais Paraná beneficia pessoas acima de 60 anos que não têm casa própria, com a cessão do imóvel feita por meio de aluguel social de 15% do salário-mínimo (R$ 156,75). São 40 moradias adaptadas por condomínio, construídas em estruturas horizontais fechadas, com espaços para saúde, assistência social e lazer.
Os projetos arquitetônicos de Jaguariaíva e Foz do Iguaçu contam com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária e salão de festas. Os próximos incluirão, ainda, piscina para hidroginástica.
As casas são entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias. Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros têm barras de segurança e os acessos externos são construídos com rampas, inclusive pensando em uma rotina de cadeira de rodas.