Com nascente e foz na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o Ribeirão dos Müller está recebendo obras de alargamento e reperfilamento do canal, construção de diques de contenção, construção de estruturas de controle de vazão e, também, a recuperação da mata ciliar. O objetivo é tornar o afluente do Rio Barigui mais resistente aos períodos de cheias.
Para que o sistema de drenagem funcione com a detenção necessária e dimensionada, o projeto prevê a execução de quatro estruturas de controle ao longo do Ribeirão dos Müller. Essas estruturas serão executadas em gabião e irão se incorporar à vegetação do local.
Após o término das obras, que contam com o investimento de cerca de R$ 6,5 milhões, a cobertura vegetal do entorno do curso de água será recomposta e a mata ciliar também será recuperada. As intervenções fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias, que está realizando serviços de drenagem em rios e córregos da cidade para minimizar o risco de enchentes durante os períodos mais chuvosos.