Reformar ou construir de forma sustentável

Cuidar do planeta é responsabilidade de todos! Por menos do que possa parecer é possível aportar um grãozinho de areia ajudando na preservação do planeta de diferentes maneiras, principalmente quando falamos de reformas e construção. Existem diferentes opções, materiais e recursos que poderão colaborar para realizar uma reforma ou construção mais sustentável e em sintonia com a preservação do meio ambiente. Conheça as principais dicas para construir ou reformar de maneira sustentável.   

Contrate um arquiteto ou engenheiro
Contratar um profissional é importante para a obra e reforma em inúmeros aspectos, principalmente, em relação à questão da sustentabilidade. O profissional irá evitar o desperdício, saberá indicar os materiais mais indicados e sustentáveis para seu projeto, e planejar o andamento da obra da maneira adequada e menos agressiva para o meio ambiente. Outro ponto importante que o profissional saberá administrar é o correto descarte de resíduos da obra.

Planta do imóvel
Quando se fala em uma construção a primeira etapa para começar respeitando o meio ambiente é adaptando a casa de acordo com o terreno e a natureza. Ou seja, preserve árvores e outras características que são importantes para o terreno. Na hora de projetar os cômodos da casa priorize a ventilação, a iluminação e os pontos cardeais para posicionar as faces da fachada de maneira mais vantajosa. 

Opte por materiais ecológicos
Hoje em dia existe uma grande variedade de materiais que são produzidos de maneira consciente e não agridem o meio ambiente. Se quer reformar ou construir de maneira sustentável, usá-los em sua obra é um grande passo. Exemplos: tijolos, cerâmicas e porcelanato ecológicos, tintas ecológicas e telhado verde. 

Dry wall como aliado
O dry wall é considerado um tipo de obra seca que pode oferecer muitas vantagens para sua construção ou reforma. Sua utilização não necessita de insumos como água, cimento e areia e quase não gera resíduos de obra. É um material resistente, seguro, apto para áreas internas molhadas e secas da casa (mediante a utilização de material correto), rápido de se instalar e ainda possibilita ganho de área nos ambientes. 

Reaproveitamento de materiais
Quando se fala em sustentabilidade uma das coisas que nos vem primeiro a cabeça é o reaproveitamento de materiais. Ao realizar uma obra ou reforma podemos fazer escolhas mais amigáveis com o meio ambiente, como usar madeira proveniente de demolição para o piso, optar por colocar piso sobre piso ou realizar a pintura de azulejos para evitar escombros, realizando projetos DIY ao invés de comprar elementos prontos.

Energia
O consumo de energia consciente também deve ter espaço quando falamos em construção ou reformas sustentáveis. Optar por lâmpadas de modelo fluorescente é uma aposta certeira. De igual maneira as lâmpadas de LED que apesar de serem mais caras representam um investimento, já que duram muito mais e economizam energia. Outra opção é apostar em um projeto de produção de energia solar que apesar de caros a princípio representam um investimento vantajoso pela vida inteira.

Cantinho para a natureza
Ter um cantinho verde em casa seja um jardim completo ou apenas jardineiras com suas plantas favoritas também é uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Outra opção são as hortas urbanas, além de fornecerem alimentos e temperos frescos também funcionam como uma terapia para a família. 

Fonte: Portal Habitissimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *