Reserve espaço especial para instalar uma adega

A adega pode ser adicionada ao décor como eletrodoméstico, mas também como ambiente, fazendo parte da composição da planta residencial. Democrática, pode ser encontrada em formato compacto para pequenos ambientes ou ser idealizada e projetada de forma exclusiva.

Confirma cinco projetos e dicas para se inspirar e trazer a adega para dentro de casa.

Adega exclusiva

A proposta do projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi para esse loft é atender a busca, cada vez maior, de encontrar um refúgio em meio à estressante rotina da vida moderna. A adega climatizada, feita sob medida, traz um toque de sofisticação e aconchego para quem busca um local de relaxamento em meio aos dias agitados.

Para ambientes assim é fundamental pensar na climatização do espaço. O projeto precisa atender aos padrões básicos de temperatura, umidade e incidência de luz, cuidados necessários para preservar e armazenar da melhor forma as garrafas de vinho.

Incidência de luz

Com uma adega climatizada para 100 garrafas de vinho, o projeto da arquiteta Bruna Souza, apresenta um ambiente pensado para apreciar uma boa garrafa de vinho. Abordando o estilo clássico, mas com toque moderno, ela apostou na mistura de elementos para a composição do ambiente, transformando-o em um espaço de contemplação em casa.

Embora já sejam compradas prontas, as adegas climatizadas são eletrodomésticos que requerem um cuidado maior, principalmente com a incidência de luz no ambiente. Elas não podem ficar expostas a luz solar. Por isso, é indicado encontrar um espaço mais recluso para que o armazenamento das garrafas seja feito da forma correta, sem prejudicar os rótulos.

Distribuição das garrafas

Moderna e aconchegante, essa adega é um verdadeiro paraíso para os amantes de um bom vinho. Com três metros quadrados, o ambiente tem climatização especial e tem capacidade para abrigar mais de 400 garrafas. O projeto, assinado pela arquiteta Ana Cristina Avila tem como destaque um painel personalizado com as caixas de vinho do próprio cliente, além de permitir a setorização das bebidas e possuir um espaço especial para garrafas.

A setorização das garrafas faz toda diferença em uma adega, não somente na organização, mas também para o armazenamento devido dos rotulo. Mesmo em um grande espaço, existem pequenas diferenciações de incidência de luz, temperatura e circulação do ar. Por isso, cada tipo de vinho ou espumante deve estar em locais específicos e estratégicos.

Adegas subterrâneas

Nessa ampla adega subterrânea para conservação e degustação de vinhos a arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em um projeto mais conceitual. As linhas retas se traduzem em formas geométricas e refletem a personalidade vanguardista de toda residência. A peça é de armação de ferro e traz ao fundo um revestimento bruto nas paredes.

Quando o assunto é o desenvolvimento de uma adega, as mais indicadas são as subterrâneas. Ambiente de desejo de muitos sommeliers, além do charme próprio, elas são perfeitas para o armazenamento devido dos rótulos.

Composição do Décor

Nesse apartamento de 350m², projetado pela arquiteta Andréa Benthien, a adega confere um toque de elegância e sofisticação a sala de jantar. Além disso, a integração com o living faz com que a peça seja um elemento de destaque na composição do décor na área social do lar.

O uso de adegas como elemento de décor proporciona uma sofisticação maior ao ambiente. Sendo usada como um artigo de armazenamento, mas também com um fator estético, compondo espaços e facilitando o acesso aos vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *